"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

SANATÓRIO (OU SANITÁRIO) DA "POLÍTICA" BRASILEIRA

Casa dividida


“Politizamos o debate interno, tivemos a ousadia de querer mudar o PT! Agora, precisamos garantir que a democracia das urnas prevaleça e que represente a grandeza do nosso partido. As tarefas agora são: mobilização, fiscalização e apuração!”

Trecho da cartilha distribuída pela corrente Mensagem ao Partido, que lançou a candidatura do deputado federal Paulo Teixeira à presidência do PT, insinuando que o grupo favorável à reeleição de Rui Falcão está pronto para fazer nas eleições internas o que faz nas outras.

Neurônio em obras

“O que eu acho importante desse processo é que é um processo que, de fato, não pode olhar e nem deve olhar se nós vamos deixar ou não uma obra, uma obra com grande volume e magnífica na sua aparência. Esgoto não é magnífico na aparência, esgoto tem de estar enterrado no chão e tem de ser é bem tratado, bem coletado e, de fato, tem de se traduzir em projetos técnicos de alta qualidade”.

Dilma Rousseff, no anúncio de projetos do PAC em saneamento, internada por Celso Arnaldo ao explicar que, embora seu governo trate o esgoto com muito carinho, admite que ele não chega a ser uma obra de arte ─ é apenas uma obra.


De olho na Copa

 ”Nosso reserva vai continuar bem no banco. Porque a titular está jogando bem”.

Gilberto Carvalho, secretário-geral da Presidência, informando que Lula só vai entrar em campo no lugar de Dilma Rousseff se o Brasil perder a Copa de 2014.

Velha novidade

“A cerimônia de hoje é mais um passo em direção do novo, que muitos procuram vender e encarnar, mas que de fato este governo tem conseguido transformar em realidade”.

Aguinaldo Ribeiro, ministro das Cidades graças a uma cláusula do contrato de aluguel assinado pelo governo e pelo PP, informando que não há nada mais novo no Brasil do que uma aliança com Fernando Collor, José Sarney, Paulo Maluf e Renan Calheiros para se manter no poder.

Desconhecido íntimo

“Lula mostrou ao mundo que a esquerda sabe governar”.

José Sócrates, ex-primeiro-ministro de Portugal, na apresentação do seu livro A Confiança no Mundo, tão informado sobre Lula que encomendou o prefácio ao único ex-presidente da história que não sabe escrever.

Doutor em nada

“Uma coisa que me preocupa mesmo sem ser europeu: o futuro do socialismo europeu, da esquerda europeia”.

Lula, em Lisboa, durante o lançamento do livro do ex-primeiro-ministro português José Sócrates, deixando claro que continua a exercer simultaneamente os cargos de presidente do Brasil e Conselheiro Geral do Planeta.

Força & pobreza

“A Petrobras é forte. Empresa forte atrai empresa forte”.

Graça Foster, presidente da Petrobras, sem explicar por que vive implorando a Dilma Rousseff que autorize urgentemente um aumento de bom tamanho no preço da gasolina.

Protesto de rico

“Muitos de vocês foram pegos de surpresa com os movimentos sociais que aconteceram no mês de junho no Brasil. O país estava em ascensão, conseguimos que 32 milhões de pessoas saíssem da pobreza, foram criados 20 milhões de postos de trabalho, o número de alunos nas universidades subiu de 3,4 milhões para 7 milhões. Na medida em que o povo conseguiu estar na universidade, ter emprego, ter um automóvel, era natural que a população quisesse mais, que começasse a reivindicar melhorias na própria vida.”

Lula, em Lisboa, durante o lançamento do livro do ex-primeiro-ministro português José Sócrates, explicando que as manifestações de rua ocorridas no primeiro semestre foram promovidos por milhões de brasileiros indignados com o governo que os obrigou a trocar a vida de pobre pela vida de rico.

Mistério profundo

“Uma vez eu estava no aeroporto, na minha campanha eu estava no aeroporto, parou uma menina perto de mim com a mãe, e a menina olhava para mim, mas não falava. A mãe disse: ‘ela quer te perguntar uma coisa’. Eu falei: O que você quer saber, queridinha? Ela me disse assim: ‘eu quero saber se mulher pode ─ bem séria ─ se mulher pode’. Aí eu levei uns 5 segundos para ficha cair. E eu falei: mulher pode o quê? Ela falou: ‘ser presidenta’. Eu falei: pode. Então, vai também a menina que vai ser presidenta, ou o menino”.

Dilma Rousseff, nesta quarta-feira, no comício em Belo Horizonte, contando de novo, em dilmês de jardim de infância, a história da menina que jamais entenderá como aquela mulher que conheceu num aeroporto pode ser presidente da República.

Usina de creches

“Quem foi que aumentou para 8 mil? Eu estou assumindo meu compromisso com 6 mil, e espero que as fontes do Planalto se restrinjam as fontes de água”.

Dilma Rousseff, nesta quarta-feira, no comício em Belo Horizonte, fingindo ter esquecido que, como inaugurou apenas 1.180 creches desde janeiro de 2011, só vai alcançar a meta das 6 mil se construir 19 por dia até o fim de junho de 2014.

25 de outubro de 2013
in Augusto Nunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário