"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

ENDIVIDAMENTO DAS FAMÍLIAS SOBE PELO OITAVO MÊS SEGUIDO E BATE RECORDE

Segundo BC, o índice subiu de 45,1% para 45,36% de julho para agosto
 
Nunca as famílias brasileiras deveram tanto. O índice de endividamento medido pelo Banco Central bateu novo recorde: subiu de 45,1% para 45,36% de julho para agosto. O número reflete a dívida das pessoas no total da renda anual das famílias.
Foi a oitava alta seguida. Desde que o BC começou a registrar os dados, em 2005, o endividamento está em rota de alta com apenas alguns registros pontuais de queda.
 
O argumento recorrente das autoridades da equipe econômica é que o brasileiro tem substituído gastos com aluguel pela a parcela da casa própria. Os números divulgados nesta sexta-feira pela autoridade monetária mostram uma leve queda do índice de endividamento que desconta o crédito imobiliário. O numero passou de 30,41% para 30,38% em agosto.
 
Já o comprometimento mensal da renda (quanto a dívida pesa no orçamento das famílias todo o mês) ficou estável em 19,73 em agosto. Se descontar o crédito habitacional, o comprometimento da renda aumentou de 19,91% para 19,96% em junho.
Isso corresponde ao endividamento das famílias brasileiras com o sistema financeiro nacional. Não leva em consideração custos com serviços como os aluguéis e nem outros compromissos como carnês de lojas.

25 de outubro de 2013
Gabriela Valente  -  O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário