"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 20 de agosto de 2013

POUCAS E BOAS

- Por que, na última divisão regional, o Brasil abdicou do Leste? Na divisão de 1945, Bahia, Sergipe, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Distrito Federal faziam parte da região Leste. Inclusive, foi quando a região Centro passou a ser denominada Centro-Oeste.
 
Mas em 1969 os militares criaram a região Sudeste (Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro) e incorporaram a Bahia e Sergipe ao Nordeste. Assim o Brasil ficou sem leste e até hoje ainda procura um norte.
 
- Antonio Risério adotou o termo “sudestino” para se referir à população natural da região Sudeste. Segundo o antropólogo baiano, se tem o nordestino, por que não haveria de ter o “sudestino”? Faz todo sentido.
 
- Hoje acontece a abertura da exposição “Negro Amor”, do fotógrafo Sérgio Guerra, a partir das 19 horas, no espaço Paralelo, que fica rua Artur de Azevedo, São Paulo. A mostra vai até 21 de setembro.
A curadoria é de Emanoel Araujo. Vale a pena conferir. O nome da exposição é homônimo da música-versão de Caetano Veloso e Péricles Cavalcanti para “It’s All Over Now, Baby Blue”, composição de Bob Dylan lançada em 1965.

 
- Você sabe o que significa MDMA? É a abreviação de “metilenodioximetanfetamina”, a nova droga que vem fazendo a cabeça dos jovens que curtem baladas em São Paulo e no Rio.
Já apelidada de MD (ou Michael Douglas), trata-se de cristais amarronzados que - quando dissolvidos em água, pingados na bebida e ingeridos – provocam o mesmo princípio ativo do ecstasy. Mas MD não é só alegria. A droga pode provocar efeitos colaterais como depressão, além da dependência química e psicológica.
 
- No último domingo, a ex-senadora Marina Silva deu uma boa e lúcida entrevista para a Folha de S.Paulo. A pré-candidata a presidente da República, que tenta criar um novo partido chamado Rede para viabilizar a sua candidatura, falou de tudo um pouco. Inclusive deu a sua opinião a respeito dos protestos que aconteceram recentemente em todo o país.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário