"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 20 de agosto de 2013

DILMA FAZ "MEDIA TRAINING" PARA RECUPERAR SOTAQUE MINEIRO E VISITAR TERRA NATAL DE AÉCIO

Ontem Dilma dedicou boa parte da tarde a um media training para aperfeiçoar o sotaque mineiro. Haverá muito uai,  ocê, trem bão e dimais da conta no discurso da presidente... 

É de costas para a estátua de Tancredo Neves que a presidente Dilma Rousseff anuncia nesta terça-feira em São João del-Rei, Região Central de Minas e terra natal do ex-presidente da República, a destinação de R$ 1,3 bilhão para a recuperação do patrimônio histórico de 44 municípios brasileiros. O palco montado para receber Dilma foi instalado na Avenida Tancredo Neves, logo atrás da imagem erguida em homenagem a um dos mais ilustres filhos da cidade, o avô do senador Aécio Neves (PSDB), provável adversário de Dilma nas eleições de 2014. Esta é a segunda visita da presidente ao estado somente em agosto. Até o fim do mês estão programadas outras duas viagens dela a Minas.

Para atrair a população para o evento, um carro de som circula pelas ruas da cidade convidando todas as famílias para o anúncio dos “R$ 42 milhões que a ministra da Cultura (Marta Suplicy) e a excelentíssima presidente da República vão trazer para São João del-Rei”. Esse é o valor que a cidade vai receber para recuperar suas principais igrejas, o prédio da prefeitura, o Chafariz da Legalidade e algumas das pontes. Os recursos fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) das Cidades Históricas.
 
O aposentado Francisco Maximiano Souza, 78 anos, que acompanhava atento os preparativos da visita presidencial, acredita, porém, que a motivação da presença de Dilma em São João é política. “Ela nunca veio aqui antes. Agora que o Aécio é candidato a presidente, ela aparece por aqui. Sei não...”, comenta seu Francisco, que, quando menino, frequentava a casa da família Neves. “Meu pai foi advogado do Tancredo”, conta. Para Expedito Lázaro, de 58, outro motivo é o fato de a vice-prefeita da cidade, Cristina Lopes, ser casada com o presidente do PT mineiro, deputado federal Reginaldo Lopes.

“Muito antes de a gente saber da visita o povo do deputado já dizia que ela vinha aqui na cidade.” Filiado ao DEM, ele garante que vai acompanhar a presidente hoje. “Vou anotar tudo que ela falar que vai fazer para a cidade para cobrar depois.”

De acordo com a gerente da Associação Comercial e Industrial de São João del-Rei, Patrícia Inês dos Santos, o fechamento do comércio foi uma exigência da Segurança do Gabinete Institucional da Presidência da República. Segundo ela, alguns comerciantes reclamaram da determinação de não abrir as portas, mas não teve jeito. A circulação de pessoas na região só vai ser autorizada um pouco antes do evento, respeitando a proibição de portar garrafas, objetos cortantes, inclusive dentro das bolsas e mochilas.
 
Para um comerciante, que preferiu não se identificar, a exigência é uma medida preventiva para evitar manifestações contra a vinda da presidente. “Para mim é um absurdo”, disse, garantindo que vai funcionar normalmente. Segundo ele, no domingo, um grupo de pessoas se reuniu na Praça da Estação Ferroviária para organizar um protesto contra a visita de hoje. A convocação está sendo feita pelo Facebook. Uma página batizada de “Boas-vindas à Dilma” chama para um protesto contra a presença da presidente.

“Em São João e no Brasil, há muito pelo que lutar, e não vamos deixar que este momento passe em branco. Ótimo momento para dar visibilidade aos nossos problemas. Levem seus cartazes, faixas e reivindicações. Já está provado que só mudaremos nossa realidade com o povo nas ruas. Não deixem que junho se torne uma exceção, mas, sim, a regra”, diz a publicação que convidou para o evento.

Até o fim da tarde de ontem, 4.959 pessoas haviam confirmado presença. Autores da página mudaram a foto da capa. Nela aparece uma imagem da presidente e a inscrição: “Fora, Dilma. Você não é bem-vinda a São João del-Rei”. No perfil há quem defenda que a presidente seja recebida com ovos e tomates. Outros concordam com protesto, mas “sem violência e com educação”.
 
(EM)
 
20 de agosto de 2013
in coroneLeaks

Nenhum comentário:

Postar um comentário