"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

domingo, 25 de agosto de 2013

DESTA VEZ AÉCIO NÃO SERÁ O BODE EXPIATÓRIO DAS DERROTAS DE SERRA

 
Em 17 de dezembro de 2009, Aécio Neves (PSDB-MG) desistiu das prévias, em que disputaria com José Serra (PSDB-SP) a indicação para concorrer à Presidência da República, em 2010. A carta deve ser lida no melhor lugar possível: aqui, no Blog do Reinaldo Azevedo. Quem está em dúvida sobre prévias deve ler esta carta. E a resposta elogiosa de José Serra, também aqui, no Blog do Reinaldo Azevedo.
 
A conclusão é óbvia: Aécio soube perder. Serra não soube ganhar. E, pelo que está se colocando hoje, quase quatro anos depois, tendo perdido uma eleição presidencial e uma eleição municipal, Serra, assim como não soube ganhar, também não sabe perder.
 
A desistência de Aécio Neves, em 2009, tinha motivos. José Serra liderava as pesquisas de opinião e venceria no primeiro turno. Sua posição de favorito do PSDB era inquestionável. No dia 20 de dezembro daquele ano, o Datafolha publicou uma pesquisa, com os seguintes números:
 
Serra (PSDB)
40%
Dilma (PT)
26%
Marina (PV)
11%
Branco/nulo
11%
Não sabe
11%
 
Na projeção para segundo turno, Serra venceria Dilma por 49% a 34%. Como Aécio desistiu da candidatura em meio ao "campo" da pesquisa, ainda foi medido :
 
Dilma
31%
Aécio
19%
Marina
16%
Branco/nulo
18%
Não sabe
16%
 
Não havia a mínima condição de Aécio sustentar a sua pretensão, diante dos números das pesquisas. Como tirar de Serra o direito de vencer a eleição até com certa facilidade? Aécio, assim, capitulou, sendo aplaudido por todo o tucanato.
 
Vamos dar um pulo no tempo. Serra, ungido candidato, líder nas pesquisas, deixou de ter concorrência e pode sair em campanha. Quando maio chegou, muito antes do início oficial da campanha, uma pesquisa Datafolha já mostrava Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB)  empatados na intenção de voto para presidente. Cada um tinha 37%.

Em relação à pesquisa feita em abril, a petista tinha crescido sete pontos percentuais e o tucano perdido cinco pontos. Marina Silva (PV) manteve-se com 12%. Serra já estava perdendo a eleição antes da campanha eleitoral, que todos sabemos a catástrofe que foi. E não havia a lenda tucana de que Aécio Neves não estava colaborando com a campanha, que estaria fazendo corpo mole. Era Serra que estava perdendo terreno, sem a interferência de ninguém.

Após o primeiro programa eleitoral, o Datafolha já mostrava Dilma com 47% e Serra com 30%. A dupla Serra-Gonzales, a cada novo programa, enterrava as chances da oposição. E este número ficou mesmo neste patamar durante toda a campanha. A petista acabou o primeiro turno com 47% e o tucano com pouco mais de 32%. Culpa do mineiro que, mesmo antes da campanha iniciar, Serra já tivesse desabado nas pesquisas?

E o que isso tem a ver com os dias de hoje, quando Serra tenta por todas as formas impor prévias, tendo praticamente os mesmos números de Aécio nas pesquisas, sabendo que o mineiro tem o apoio de quase 100% dos diretórios regionais? Tem a ver com postura e até com caráter. Deveria José Serra ler a carta que Aécio publicou ao desistir das prévias de 2009. E a sua própria carta saudando a decisão de Aécio. Demonstraria grandeza. Demonstraria espírito público. Demonstraria sabedoria politica. E paro por aqui, porque a História conta - e contará - melhor tudo o que ocorreu.

O post de Reinaldo Azevedo, ontem publicado, é desolador sob o ponto-de-vista de buscar a união das oposições, cuja falta ele tanto critica. O único ser estranho que está causando divisão no PSDB é José Serra, pois pela primeira vez o partido está unido. O Tio Rei também deveria reler a carta de Aécio, publicada no seu Blog. E a carta de Serra em resposta à Aécio. É óbvio que o que se espera é que Serra saiba perder, recolher-se à sua atual significância, ficar no PSDB, assim como Aécio fez em 2009. E paro por aqui, pois não tenho a intenção de discutir, mas de expor os fatos e a minha opinião. Aécio Neves vem sendo usado por José Serra como o bode expiatório para as suas derrotas. Será que a mesquinhez de Serra usará Aécio - de novo! - para justificar a sua saída do PSDB, quando o partido lhe diz não, pela primeira vez?  

Atualizando 12:59

Em 2010, Minas Gerais teve 10,6 milhões de votos válidos. Serra fez 4,4 milhões e Dilma atingiu 6,2 milhões. No final, Serra foi derrotado por uma diferença final de 12 milhões de votos. Se Serra fizesse a votação de Dilma em Minas, ainda perderia por mais de 8 milhões de votos. Sabem onde faltou voto para Serra? Em São Paulo!
 
25 de agosto de 2013
in coroneLeaks

Nenhum comentário:

Postar um comentário