"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 23 de junho de 2015

UMA DENÚNCIA A ESCLARECER



Embaixada apenas fingiu apoiar os senadores brasileiros















Gravíssima a denúncia feita pelos oito senadores que foram e voltaram da Venezuela sem sair das proximidades do aeroporto de Caracas: o ministro da Relações Exteriores, Mauro Vieira, teria instruído o embaixador do Brasil naquele país, Rui Pereira, a não acompanhar a comitiva, que apenas cumprimentou na chegada e na saída, inclusive sem deixar nenhum diplomata à disposição deles. A ordem teria partido do palácio do Planalto, com a presidente Dilma irritada pela intervenção de parlamentares oposicionistas nos negócios internos de um país nosso limítrofe.
Aécio Neves, Aloísio Nunes Ferreira, Ronaldo Caiado, Cassio Cunha Lima, Ricardo Ferraço e outros adversários do governo estavam dispostos a visitar o líder Leopoldo Lopes, da oposição venezuelana, preso há um ano e em greve de fome. Viajaram em avião da Força Aérea, ou seja, em missão oficial do Legislativo, mas foram sabotados pelas autoridades locais, com o ônibus contratado para transportá-los preso em misterioso engarrafamento e atacado a pedradas por bem organizado grupo de baderneiros.
Para os senadores, tudo foi tramado pelo governo do presidente Maduro, com conhecimento do Itamaraty e do governo brasileiro. Assim, convocaram o chanceler para dar explicações na quinta-feira, na Comissão de Relações Exteriores. Estavam em missão humanitária, para visitar os diversos presos políticos isolados numa penitenciária perto de Caracas e tentar convencer um deles a interromper a greve de fome, que já dura 25 dias.
Essa é a versão dos senadores. Para o Itamaraty, não houve qualquer entendimento com autoridades venezuelanas a respeito da viagem dos senadores. Assim que soube do constrangimento por que passaram os senadores brasileiros, o ministro Mauro Vieira telefonou para a ministra do Exterior da Venezuela, Delcy Rodrigues, pedindo explicações, ao tempo em que o secretário-geral, Sergio Danese, com a mesma finalidade, convocou a embaixadora Maria de Loudes Urbanejas. Nenhuma operação foi combinada entre as duas chancelarias, rebate o Itamaraty. Marco Aurélio Garcia, assessor internacional da presidente Dilma, criticou os senadores, acusando-os de criar problemas para o governo brasileiro, intrometendo-se nos negócios internos de um país amigo.
INVENÇÃO NÃO FOI
Não pode ter sido invenção de jornal ou de jornalistas o desabafo feito pelo Lula a um grupo de religiosos, quinta-feira, no instituto que leva o nome dele.   Certamente tratou-se de um conversa descontraída, que alguém gravou. O ex-presidente é conhecido pela língua solta, mas, dessa vez, exagerou nas críticas à presidente Dilma, ao governo e ao PT. Queixou-se de que a sucessora não fala e não viaja, acontecendo o mesmo com seus ministros.
Exemplares do jornal O Globo, que publicou a demorada conversa do Lula com os padres, eram ontem disputados a tapa, em Brasília e fora de Brasília. Em qualquer país sério as considerações do ex-presidente gerariam rompimento imediato e explosivo por parte de Madame.

23  de junho de 2015
Carlos Chagas

Nenhum comentário:

Postar um comentário