"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 9 de junho de 2015

PIB (-) 1,27%. INFLAÇÃOI 8,46%. JUROS 14%. E DILMA PEDALA E ANDA...



(Estadão) O Relatório de Mercado Focus, divulgado pelo Banco Central, mostrou um mergulho das previsões dos analistas para a produção industrial de 2015. A mediana das estimativas passou de uma expectativa negativa de 2,80% para 3,20%. Há um mês, a previsão para o setor fabril era de uma retração de 2,50%.

Com essa alteração, a expectativa mediana para o Produto Interno Bruto (PIB) de 2015 passou de uma retração de 1,27% da semana anterior para 1,30% agora. Há quatro semanas, a projeção era de recuo de 1,20% do PIB deste ano.

Apesar da retração da economia esperada para 2015, a alta de preços não deve dar trégua, segundo analistas. Às vésperas da divulgação do IPCA fechado de maio, os analistas ouvidos pelo Banco Central elevaram a previsão para o IPCA deste ano pela oitava semana consecutiva. A expectativa é que o índice oficial de inflação encerre 2015 em 8,46%, contra 8,39% da semana anterior. Caso a estimativa para 2015 se confirme, o IPCA encerrará o ano muito acima do teto da meta do governo, de 6,5%. 

Mais uma rodada de alta das previsões do mercado financeiro para a alta dos preços administrados em 2015, mas, desta vez, com menor intensidade. A mediana das estimativas para esse conjunto de preços passou de 13,90% para 13,94%. 

Segundo a mais recente ata do Comitê de Política Monetária (Copom), a alta dos preços administrados em 2015 será de 11,8%, e não mais de 10,7% como no documento anterior. Uma edição atualizada será apresentada na próxima quinta-feira. 

Juro. Entre a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) de elevar a taxa básica de juros para 13,75% ao ano na semana passada e a divulgação da ata do encontro na próxima quinta-feira, o mercado financeiro manteve suas estimativas para quase todas as variáveis que englobam a Selic no Relatório de Mercado Focus. Foi mantida a mediana com a expectativa de que a taxa básica de juros avançará para 14% ao ano no final deste ano.

09 de junho de 2015
in coroneLeaks

Nenhum comentário:

Postar um comentário