"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 9 de junho de 2015

AUMENTAR A DÍVIDA PARA FINANCIAR O BNDES É POLÍTICA SUICIDA


CLIQUE PARA AUMENTAR


Há uma diferença fundamental entre o BNDES usar recursos do governo, como vem fazendo, e as empresas financiadas captarem recursos pela emissão de debêntures: no primeiro caso, o governo pega empréstimos a taxas altas e repassa os recursos para as empresas a taxas subsidiadas. O ônus é do governo, ou melhor, de todos nós. Com isso, a dívida pública cresce, os juros que o Brasil deve pagar aumentam, e o buraco financeiro do governo cada vez se aprofunda mais. E o risco é do Brasil, não das empresas. Se as empresas emitem debêntures, o ônus da captação é delas, e não do país, e a dívida pública não aumenta.

A finalidade principal da taxa Selic alta para o combate à inflação não é captar investimentos estrangeiros; é aumentar o custo do crédito interno e reduzir a pressão de demanda. Captar investimentos externos pagando juros altos e vendo o lucro dos investimentos ser remetido para fora do país é exatamente o contrário do que precisamos, vai aumentando a dívida sem produzir efeitos estruturais. É a mesma coisa que usar o cheque especial porque a renda não dá para pagar as contas.

A nossa atratividade para investimentos externos tem que ser baseada não em juros financeiros, mas em oferecer condições de produtividade às indústrias que quiserem se instalar aqui.



09 de junho de 2015
Wilson Baptista Junior

Nenhum comentário:

Postar um comentário