"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 9 de junho de 2015

NEYMAR E A RENASCENÇA

RIO DE JANEIRO - Houve tempo em que a rivalidade entre o Rio e São Paulo era letal, sobretudo no futebol. O Brasil era o celeiro de craques e o técnico Flávio Costa dava-se ao luxo de armar duas seleções para satisfazer as torcidas dos dois Estados. Muita gente reclamava, mas o Brasil ia em frente.

Hoje, mau e porcamente, podemos armar uma única seleção que nem merece o nome de seleção. Temos apenas um craque (Neymar), que sozinho não dá nem para a saída. O 7 x 1 ficará na nossa garganta até o final dos tempos.

Isso me lembra um episódio esclarecedor. O papa Julio 2º contratou o maior artista da época, Michelangelo, encarregando-o de pintar a Capela Sistina, uma das obras definitivas da humanidade. Um dia, Julio 2º descobriu no imenso palácio, residência dos papas até hoje, uma "stanza" sem nenhum adorno, lúgubre, que não servia para nada.

Em cima de um andaime, Michelangelo estava pintando a Capela Sistina. O papa mandou que ele descesse e mostrou aquela aberração em seus domínios. Ordenou que o genial artista decorasse aquelas paredes nuas que ficariam como uma das obras-primas da Renascença.

Michelangelo protestou, a capela que estava pintando dava-lhe um trabalho que nenhum pintor aceitaria. O papa perguntou quem poderia substituir o gênio que fizera a "Pietà". Num jardim próximo havia um grupo de auxiliares, pegasse qualquer um e passasse a tarefa para o aprendiz.

O papa aceitou o conselho, olhou a turma de aspirantes a pintor, escolheu um, fez-lhe a proposta: "Você toparia pintar essas paredes que me envergonham?". O rapaz topou o pedido, e Júlio 2º perguntou-lhe o nome. "Rafael Sanzio" foi a resposta.

No futebol era assim: havia tantos craques que se podia armar duas seleções.


09 de junho de 2015
Carlos Heitor Cony

Nenhum comentário:

Postar um comentário