"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 24 de março de 2015

MAIS DO MESMO

Governo edita Medida Provisória para manter as regras obtusas de aumento do salário mínimo

dilma_rousseff_475

O governo federal editou nesta terça-feira (24) uma Medida Provisória (MP) com novas regras para a política nacional do salário mínimo. A proposta foi discutida em reunião dos líderes da base aliada com os ministros Joaquim Levy (Fazenda), Carlos Gabas (Previdência) e Pepe Vargas (Relações Institucionais) no Palácio do Planalto.

Tendo como referência o pacote de ajuste fiscal, a solução poderá evitar a votação, no plenário da Câmara, do destaque que estende o reajuste dado ao salário mínimo e garante aumento real às aposentadorias e pensões que recebem acima de um mínimo. Com a MP, o governo separaria o debate do aumento do salário mínimo e o reajuste para os benefícios previdenciários acima do mínimo. É importante ressaltar que o projeto foi retirado de pauta no dia 18 passado, mas poderá voltar ao plenário ainda nesta semana. “Se houver uma MP, não tem por que votar”, afirmou a líder do PCdoB, Jandira Feghali (RJ).

Ainda segundo a líder, o PMDB está engajado na solução deste problema. Inclusive, na reunião foi ratificado que a proposta de editar uma MP e separar os debates tem o apoio do vice-presidente Michel Temer, do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e da bancada do partido. “A proposta é boa porque separa os dois temas. Uma coisa é o aumento do salário mínimo, que já atende 70% dos aposentados, outra o reajuste da previdência. O governo irá se reunir agora e decidir sobre a edição da MP proposta pelo líder do PMDB. O PMDB está parceiro nisso”, revelou Jandira.

A parlamentar também explicou que a medida provisória possibilita que a regra já entre em vigor e possa valer na previsão da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2016. Jandira ainda defendeu que o reajuste dos beneficiários da Previdência seja discutido em outra matéria, seja MP ou projeto de lei.
Projeto de Lei

No último dia 10 de março, a Câmara aprovou projeto de lei que mantém a atual política de valorização de longo prazo do salário mínimo. Porém, deixou pendente a votação que estende o ganho real aos benefícios previdenciários acima do valor do mínimo.

Pelo texto aprovado, o salário mínimo será reajustado pela inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) do ano anterior mais o crescimento do Produto Interno Bruto de dois anos anteriores. A regra valerá de 2016 a 2019.
Receita equivocada e covarde

A fórmula de reajuste do salário mínimo só faz sentido se a economia brasileira retomar a rota do crescimento, como destacou o UCHO.INFO por ocasião do decreto presidencial tratou do tema.

Com a crise econômica batendo cada vez mais à porta do brasileiro e a inflação mostrando resistência nos últimos seis anos, reajustar o mínimo pela fórmula do governo é dar ao trabalhador um aumento salarial pífio e que serve para nada.

Considerando que o crescimento do PIB em 2015 deve ser de -1%, o trabalhador brasileiro terá de turbinar o malabarismo para sobreviver na sombra de um governo incompetente que um dia adotou o slogan “País rico é país sem pobreza”. Como entre a teoria e a prática há uma enorme distância, não custa lembrar a profecia de um conhecido e gazeteiro comunista de boteco: “Nunca antes na historia deste país”.

25 de março de 2015
(Por Danielle Cabral Távora)
in ucho.info

Nenhum comentário:

Postar um comentário