"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 23 de março de 2015

LULA PASSA A ORIENTAR PESSOALMENTE AS BANCADAS PETISTAS



Incomodado com o esgarçamento da relação do governo com o Congresso, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva vem articulando diretamente com lideranças petistas de Câmara e Senado. De janeiro para cá, ele intensificou os contatos e passou a dar orientações diretamente a correligionários.
A articulação política do Palácio do Planalto tem sido duramente criticada pela base aliada. Os principais alvos da insatisfação são os ministros da Relações Institucionais, Pepe Vargas, e da Casa Civil, Aloizio Mercadante.
Na tentativa de aparar arestas com o Parlamento, Lula convenceu a presidente Dilma Rousseff a incluir outros nomes na coordenação de governo. Pressionou, até conseguir, a inclusão do vice Michel Temer (PMDB) no núcleo duro. Eduardo Braga (PMDB), ministro de Minas e Energia, e Gilberto Kassab (PSD), das Cidades, também foram admitidos no grupo.
Petistas já defendem a ida de Jaques Wagner (Defesa), considerado um articulador mais habilidoso que Mercadante, para a Casa Civil. Apesar da ideia, Dilma não permite sequer que auxiliares tratem do tema.
REUNIÕES EM BRASÍLIA
Lula, que passou a reunir-se com mais frequência com Dilma nas últimas semanas da crise, tem pedido a parlamentares petistas que orientem a bancada a defender o governo nas tribunas. Embora crítico de diversos atos da sucessora, o ex-presidente argumenta que a base aliada, sobretudo o PT, não pode silenciar diante de ataques oposicionistas.
Na terça (17), dois dias após os protestos contra o governo e o PT em diversas capitais do país, Lula recebeu deputados e senadores em reuniões num hotel de Brasília. Ele alertou os parlamentares sobre os riscos de considerar as manifestações meros atos oposicionistas.
Argumentou que a massa nas ruas não era formada só por eleitores tucanos e defendeu que o governo não pode ficar estático diante do claro recado de parcela significativa do eleitorado –confirmado por pesquisa Datafolha divulgada na quarta (18) apontando 62% de descontentamento com o governo.
“Ele disse que o governo tem que anunciar medidas, como resposta, e explicar à população por que elas estão sendo tomadas”, exemplificou o deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), um dos participantes do encontro.
FALA MENOS, DILMA
Lula tem comentado que não pode caber à Dilma ir a público falar sobre a Petrobras, corrupção e impeachment, como ela tem feito. Ele, aliás, recomendou que a palavra impeachment sequer saísse da boca da sucessora.
Para o ex-presidente, essa função dever ficar a cargo do presidente da estatal e de outros personagens do governo, como José Eduardo Cardozo (Justiça), que efetivamente vem sendo escalado para rebater críticas ao Planalto.
Em reunião no Palácio da Alvorada, Lula reprovou o pronunciamento em rede nacional de rádio e TV, há duas semanas. E até ironizou o formato hermético, pouco político, do discurso em homenagem ao dia da mulher.
“Procurei a palavra feminicídio no dicionário e não encontrei”, disse ele, segundo relatos. O comentário visava ilustrar o quão inadequado era pronunciamento.
###

NOTA DA REDAÇÃO – Lula faz um esforço desesperado para salvar o que resta do PT. Mas sua interferência não resolve nada, apenas mostra a fragilidade da presidente Dilma Rousseff, que está cada vez mais desprestigiada. Daqui a pouco, nem mesmo o rapaz que serve cafezinho no Planalto vai dar importância a ela. (C.N.)

23 de março de 2015
Gabriel Mascarenhas e Natuza Nery
Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário