"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

domingo, 13 de julho de 2014

O CALVÁRIO DA DILMA


Dilma se disse muito triste com a derrota do selecionado brasileiro por sete a um diante da Alemanha.
O risco é de ficar mais triste ainda com o desenrolar da campanha eleitoral. Porque do jeito que as coisas vão, mesmo sem a certeza de que será derrotada, a imagem da presidente vem sendo erodida mais do que com o placar do jogo com os alemães: pela rejeição nacional às iniciativas do governo em termos de prestação de serviços públicos, mais do que à sua postura arrogante, autoritária e presunçosa.

A seleção nacional precisou convocar uma psicóloga para tentar, sem sucesso, recompor os cacos de seus craques, todos apavorados com os embates futuros, depois do entrevero com o Chile. Pois D. Dilma deveria precaver-se e convidar sua psicóloga, no mínimo, para livrar-se da imagem que a opinião pública demonstrou estar repudiando.
Como parece impossível que ela reconheça um dos maiores defeitos próprios da pessoa humana, a soberba, seria dinheiro posto fora.

Daqui para diante o caminho da candidata será escarpado e cheio de espinhos, porque cada vez mais o PT a vai abandonando. Fora Rui Falcão e os dirigentes maiores do partido, os companheiros cuidam cada um da própria sobrevivência.

Tiraram o que puderam dos primeiros anos da presidente, para não falar dos anos Lula, quando se apoderaram das estruturas do poder público, mas agora preocupam-se apenas em manter seus espaços, mesmo sem a garantia da reeleição de Dilma.

Sabem que será difícil a Aécio Neves ou Eduardo Campos, se vitoriosos, governar sem alianças com o PT, mas gradativamente reforçam a hipótese da substituição da criatura por seu criador.

Cresce a cada dia, mesmo em silêncio, a proposta da ascensão do Lula como candidato de última hora, podendo a troca acontecer até vinte dias da eleição. Os pretextos seriam fáceis de armar, como o estado de saúde da chefe do governo, que aliás não preocupa. Ela não teria como resistir.

O problema nessa operação é saber se o ex-presidente não levaria com ele as mesmas causas da rejeição hoje registrada diante de Dilma. Provavelmente, não. Apesar do desgaste de doze anos de poder dos companheiros, ainda preserva suas doses de gordura sobressalentes. Dispõe de indiscutíveis reservas de popularidade e liderança.

Em suma, o calvário de Dilma, já iniciado há um ano, apresenta sucessivas estações de sacrifício ainda por enfrentar. Pudesse ela mudar de postura e de imagem e ainda disporia de condições para garantir o segundo mandato, mas hoje ficam cada vez mais tênues as possibilidades de voltar ao que era um ano atrás, como potencial vitoriosa.
Nada se pode supor a respeito dos próximos dois meses e meio. A sorte de Dilma, e de Lula, é que os adversários não disseram a que vieram.

12 de julho de 2014
Carlos Chagas

Nenhum comentário:

Postar um comentário