"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

É O BRASIL PETRALHA. O BRASIL LULODILMISTA.


Desvalorização do real, queda da Bolsa, alta dos juros, é o Brasil da Dilma prestes a ser rebaixado pelas agências de risco.
 
A ameaça de rebaixamento da nota do Brasil pelas agências de classificação de risco já afetou o preço de ações, a cotação do dólar e os juros cobrados pela dívida brasileira. Isso indica que uma notícia positiva sobre o endividamento público --como uma contenção mais forte das despesas do governo-- teria potencial de valorizar esses ativos do país no curto prazo.
 
O governo deve anunciar, nesta semana, o valor que vai congelar do Orçamento de 2014. Uma economia acima de R$ 40 bilhões, segundo analistas, sinalizaria que o governo deseja evitar que a dívida pública suba e quer mantê-la estável (ao redor de 35% do PIB). O esforço poderia evitar o rebaixamento da nota de crédito do Brasil pelas agências de classificação de risco.
 
Em junho do ano passado, a maior delas, a Standard & Poor's, informou que poderia rever (para baixo) a nota do país em razão do aumento das despesas em um momento de baixo crescimento econômico (que deprime a arrecadação e eleva o endividamento do governo). Antes de qualquer decisão, porém, os preços dos ativos brasileiros já perderam valor ao ponto de espelhar uma probabilidade de 96% de rebaixamento do Brasil, calculou o economista-chefe da consultoria LCA, Bráulio Borges.
 
Em sua estimativa, somente esse fator desvalorizou o real ante o dólar entre 5% e 10%, o Ibovespa (principal índice da Bolsa) caiu entre 10% e 15% e as taxas de juros dos títulos de longo prazo do Brasil subiram 1,5 ponto percentual --estão em 7% ao ano. O cálculo é feito a partir da comparação do risco do país em relação aos seus pares, com a mesma nota de crédito, calculado por meio do CDS, uma espécie de seguro contra inadimplência.
 
A Colômbia, por exemplo, tem a mesma nota que o Brasil (BBB). Como o país, está sujeita à saída de capitais para os EUA. Mas o CDS do país vizinho está em 120 pontos, enquanto o brasileiro chegou a 186 --50% a mais. O patamar do Brasil está perto do uruguaio (185 pontos), que tem um grau a menos que o país na avaliação das agências de risco (BBB-).
Borges afirma que notícias positivas nesta semana no campo fiscal teriam potencial de corrigir os preços para cima. "A Bolsa poderia subir um pouco, o câmbio se apreciar e o juro longo cair", diz. O quanto, diz ele, depende do convencimento do governo. "Não adianta anunciar só o número [do corte de despesas do governo], é preciso dizer como será feito", disse.
 
A economista Alessandra Ribeiro, da consultoria Tendências, concorda que os investidores anteciparam-se aos fatos e já desvalorizaram os ativos brasileiros. Uma correção dos preços para cima, porém, é mais difícil na sua opinião. "Pode haver um alíviozinho' no curto prazo, mas o mercado não dará carta branca ao governo", disse. "A tendência é que os preços se ajustem à medida que o governo vá anunciando o cumprimento das metas."
 
"Avaliamos que, mais que o anúncio do corte de despesas, será crucial que o contingenciamento seja crível'. Em caso contrário, teríamos um movimento de reversão [ou seja, de alta] dos juros futuros", afirmou Eduardo Velho, da corretora INVX.
 
Folha de São Paulo
 
18 de fevereiro de 2014
coroneLeaks

Nenhum comentário:

Postar um comentário