"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

A SEMENTE DO BEM: UM EXEMPLO EDIFICANTE.

 


Ryan Hreljac, com apenas seis anos, assistia a uma aula na sua escola em Kemptville, Canadá, quando a professora disse que milhares de crianças africanas tinham que andar vários quilômetros por dia para conseguir um pouco de água suja, escura e contaminada para beber, e por isso ficavam doentes ou morriam.

 Ryan se comoveu com a história, pois tinha água limpa a hora que quisesse, sem nenhum esforço, bastava abrir a torneira. Perguntou para a professora qual o valor que precisaria para levar água para as crianças africanas, e ela se lembrou da ONG WaterCan que perfurava poços na África, e que um poço pequeno deveria custar cerca de 70 dólares.

 Ryan chegou em casa e disse para sua mãe, Susan, que precisava de 70 dólares para construir um poço para as crianças da África. Ela não lhe deu o dinheiro de imediato e disse que ele teria que fazer tarefas domésticas para poder arrecadar esse valor. Ryan então trabalhou 4 meses para conseguir o dinheiro. Ele e sua mãe foram até a WaterCan, mas informaram que somente a bomba manual custava 70 dólares. Para a perfuração do poço seriam necessários 2.000 dólares.

 Eles não tinham esse dinheiro, mas Ryan falou que voltaria em breve. Sua energia e determinação animaram e movimentaram vizinhos, irmãos e amigos. Todos se propuseram a trabalhar, vender produtos e conseguir doações.
Em pouco tempo conseguiram arrecadaram 700 dólares, e então a WaterCan decidiu completar com o restante do valor.
Em 1999, o tão almejado poço foi construído na Angolo Primary School, em Uganda, beneficiando milhares de pessoas com água potável. E a história não termina aí.


Ryan01      Ryan02

 A Ryan’s Well Foundation, criada em 2001, após 10 anos de existência, ajudou a construir mais de 630 poços e 700 latrinas, levando água potável e serviços de saneamento básico para mais de 700.000 pessoas.
Ryan é reconhecido pela Unicef como Líder Global da Juventude e continua dedicado e empolgado com seu trabalho na Fundação, dando palestras em vários países, escolas, igrejas, clubes, eventos e conferências, falando de forma apaixonada sobre a necessidade de água limpa em todo o mundo.

23 de agosto de 2013
in marcos fabosi

Nenhum comentário:

Postar um comentário