"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

A BOLÍVIA E A SUCESSÃO PRESIDENCIAL NO BRASIL


 
Na Inglaterra, melhor, no Reino Unido, não haverá um só cidadão capaz de se dizer contra o Robin Hood. Há unanimidade em torno do lendário herói que tirava dos ricos para dar aos pobres.

Aqui no Brasil é diferente. Metade do Congresso está homenageando  Eduardo Sabóia. A outra metade o abomina. Uns o comparam a Robin Hood, tendo atravessado  território  mais perigoso do que a Floresta de Sherwood para salvar um senador boliviano perseguido político.

Além disso, colocou  a própria  cabeça a prêmio como contestador das leis diplomáticas  brasileiras.  Outros o hostilizam, preferindo ficar com o poder institucionalizado que  João Sem Terra exprimia.  Resta saber quem será o Ricardo Coração de Leão.

Seria bom deixar a poeira assentar, antes de se condenar ou absolver o Encarregado de Negócios do Brasil na Bolívia, pelo fato de  haver trazido um hóspede indesejado, mas condenado a permanecer indefinidamente trancado num quartinho da embaixada,  por discordar do presidente de seu país. Iria completar dois anos sem saber quantos mais ficaria sem ver o sol, dada a negativa do governo de seu país de conceder-lhe o salvo-conduto.

Espantou-se quem assistiu a sessão do Senado no dia em que, no Congresso,  tacape e borduna na mão, a presidente Dilma atacou Eduardo Sabóia. A corte não demorou uma hora para coadjuvá-la,  ao tempo em que as oposições  empunhavam lança e espada em defesa do diplomata. 

Lindbergh Farias agrediu Aécio Neves, que precisou apelar para o artigo 14 do Regimento Interno para voltar à tribuna e denunciar que a diplomacia brasileira, ao invés de reconhecer o sentido humanitário da libertação do senador boliviano, mostrou um inadmissível viés ideológico ao censurar e  pretender punir Eduardo Sabóia.

Seguiu-se uma batalha campal. De um lado, Aloísio Nunes Ferreira, Mário Couto, Pedro Taques, Petecão,  Cristóvan Buarque,  José Agripino e outros, lembrando atos hostis do presidente Evo Morales, censurado por não seguir os costumes do asilo político. 
Trouxeram como exemplo os generais-presidentes brasileiros  e até o general Pinochet, que sempre concederam salvo-conduto aos que se refugiavam em embaixadas estrangeiras, ao contrário do chefe do  governo boliviano.  

Contra eles, Inácio Arruda, Wellington Dias,  Walter Pinheiro, Eduardo Suplicy, Paulo Pain e Humberto Costa,   aferrados a argumentos opostos, de que a representação brasileira havia  desrespeitado o governo da Bolívia e as regras do direito,  promovendo uma fuga sem autorização de Brasília, além de expor o senador a eventuais atentados.

Transferiu-se para o plenário do Senado uma intrincada tertúlia, sob a ironia de estar em causa a sucessão presidencial do ano que vem, muito mais do que preocupações diplomáticas. Assim parece que iremos até outubro do ano que vem, qualquer que seja o tema em debate.  

 PERFUMARIA 

A Comissão de Constituição e Justiça do Senado acabou gerando um rato, em  matéria de reforma política. Foram  aprovadas apenas pequenas  mudanças no processo eleitoral, como a redução do tempo das campanhas e restrições à propaganda dos candidatos.

29 de agosto de 2013
Carlos Chagas

Nenhum comentário:

Postar um comentário