"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 10 de julho de 2017

COLLOR SERENO

O senador Fernando Collor manifesta confiança na justiça. O ex-presidente aguarda com serenidade a decisão da suprema corte. Confiante de que o STF repudiará as acusações irresponsáveis feitas pela Procuradoria-Geral da República exclusivamente com base nas palavras dos delatores.

Professor de meia pataca

Nem mesmo o telescópio da NASA encontrará vestígios de autoridade, pessoal e profissional, no cidadão Mário Petraglia (Esporte-Folha São Paulo- 5/7) para pretender dar lições de conduta ao presidente da CBF, Marco Polo Del Nero. A propósito, Marco Polo obra bem por decidir antecipar as eleições para a presidência da CBF. Marco Polo sabe que Deus ajuda quem se ajuda. Comanda a entidade com competência, desprendimento e diálogo. Trabalha pelo engrandecimento do futebol. Merece ser reeleito. Marco Polo não deseja misturar copa do mundo na Rússia, com eleições na CBF. Antecipando para abril de 2018, evita atropelos e ilações políticas que não acrescentam nada de positivo ao futebol. 

Fortaleza Renan

Esclareço aos inteligentinhos (na definição do filósofo Luiz Pondé), ferozes e açodados críticos de Renan Calheiros, que não se destrói fortaleza de aço com bala de festim. Inútil e desprovida de argumentos sólidos a escalada de torpezas contra o senador.

Caixão para o monstro


A meu ver, o melhor lugar para Roger Abdelmassih cumprir a pena por estuprar dezenas de mulheres, não é em prisão nem em casa, é dentro de um caixão.

Polo de Manaus contribui para o crescimento industrial


Em maio de 2017, a produção industrial nacional avançou 0,8% frente a abril. No confronto com igual mês do ano anterior (série sem ajuste sazonal), o total da indústria apontou expansão de 4% em maio de 2017, avanço mais intenso desde fevereiro de 2014 (4,8%). Nesse mês, o setor foi particularmente impulsionado pelos avanços na fabricação de automóveis (35,1%) e de eletrodomésticos da ‘linha marrom’ (26,8%), que englobam televisores, som e vídeo, com forte concentração no PIM. Vale citar, também, os resultados positivos vindos de outros eletrodomésticos (2,2%). Por outro lado, eletrodomésticos da ‘linha branca’ – geladeira, fogão, micro-ondas e freezer – (-4,3%) e motocicletas (-14,8%) apontaram os impactos negativos mais importantes. No índice acumulado para janeiro-maio de 2017, frente a igual período do ano anterior, o setor industrial mostrou acréscimo de 0,5%, com contribuições positivas relevantes de equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos (19,7%), também com grande concentração no PIM. (Diário do Amazonas)

Reflexões de um jurista e patriota


Em mensagem a este repórter, o ex-presidente da OAB Nacional, jurista Reginaldo Oscar de Castro analisa com preocupação a atual quadra da vida brasileira. Comenta o que define como "pequenas reflexões sobre o período de nojo (leia-se luto) que me domina". Palavras de Reginaldo de Castro: "Tudo é possível. Os 3 poderes estão voando sem plano de voo. Sem comando, repleto de "sans-culottes" que estão sendo orientados por uma imprensa irresponsável e histérica. A TV-Globo tem grande parte da culpa pela lavagem cerebral sofrida pelos formadores de opinião. É o nosso comitê de salvação pública tão conhecido dos franceses na sua revolução". Prossegue Reginaldo: "Tomaram o poder da monarquia e o entregaram gratuitamente à burguesia, para voltar ao nada no qual sempre estiveram". Para Reginaldo Oscar de Castro, "não há ponto fora da curva". Finaliza advertindo: " Está em andamento um desastre que se não for contido vai nos custar a vida das próximas gerações".

Mestra Dad com novo livro


"Sete pecados da língua" é o novo e imperdível livro da professora e jornalista, craque nas duas funções, Dad Squarisi. Dad explica e esclarece com detalhes os mistérios e armadilhas da língua portuguesa.

Pilantras contra Temer


Falsos moralistas do imundo presidencialismo brasileiro, agora fingem que estão preocupados com a governabilidade. Farsantes e hipócritas. Principalmente o ninho de tucanos. Querem tirar o couro de Temer e assumir o poder. Não valem nada. Ressalvo a postura digna e enérgica do ministro Aloisio Nunes Ferreira, repudiando as ações pouco republicanas de manjados membros do PSDB. Também merecedor de elogios a declarada e reiterada lealdade ao governo Temer, do presidente da Câmara, Rodrigo Maia. Deplorável o cinismo e o oportunismo de decrépitos senhores da política. Tornaram-se sabujos da TV-Globo, O Globo e Globonews. Melancólico ocaso.


10 de julho de 2017
Limongi é jornalista. Trabalhou no O Globo, TV-Brasilia, Última Hora de Brasília, Suframa, Universidade de Brasília, Confederação Nacional da Agricultura e Senado Federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário