"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 10 de julho de 2017

CASO RENUNCIASSE, TEMER DARIA O TROCO NO TRAIDOR RODRIGO MAIA E ABRIRIA CAMINHO PARA HENRIQUE MEIRELLES



Nos últimos quase quinze anos, o Brasil foi tomado por quadrilhas que se alternaram no poder central, como se a corrupção fosse a única forma de governar. Desde que a Operação Lava-Jato entrou em cena, em março de 2014, a política brasileira entrou em uma espiral de escândalos jamais vista.

Depois de o PT ter sido despejado do Palácio do Planalto na roubalheira sistêmica que surgiu a partir do esquema conhecido como Petrolão, o País jamais foi o mesmo. Dilma Rousseff caiu sob o manto decrime de responsabilidade, mas na verdade foi a cleptocracia petista que selou seu destino.

Agora, com Michel Temer (PMDB) a viver momentos de incerteza, o Brasil deve estar preparado para um novo período de turbulências econômicas, pois o que domina a cena é uma briga entre bandos que buscam apoderar-se do Estado para o cometimento de crimes.

Por certo o Brasil não mais suporta uma crise tão longeva e devastadora, mas os artífices do caos parecem estar dispostos a tudo e mais um pouco. O melhor exemplo dessa disposição é o movimento capitaneado nos bastidores por Rodrigo Maia (DEM-RJ), presidente da Câmara dos Deputados e substituto constitucional de Temer no caso de vacância da Presidência da República.

Muito acima dos interesses do País e do desejo da extensa maioria da população está a vaidade da classe política e o corporativismo de ocasião. Maia articula-se nos bastidores para assumir a Presidência, mas diante de holofotes e microfones afirma que o momento exige “prudência”.

Ao presidente da República, Rodrigo Maia disse que não atuará contra o peemedebista, mas também não mostrou vontade de atuar a favor. Até porque, o deputado democrata está a sonhar cada vez mais com a possibilidade de se instalar de vez no Palácio do Planalto, como se o Brasil precisasse de incompetentes confessos e conhecidos.

O PSDB, por sua vez, que há muito vem caindo em desgraça junto à opinião pública, nas últimas semanas assumiu o papel de Judas Iscariotes da política nacional. Os tucanos têm engrossado o canto da deserção, o que levaria Michel Temer a uma situação de insolubilidade política.

A grande preocupação do mercado financeiro e da classe empresarial repousa sobre o avanço das reformas trabalhista e previdenciária, algo que só foi possível até agora graças à competência da equipe econômica do governo. Aliás, a condição primeira para Rodrigo Maia ser eventualmente o timoneiro da transição é a manutenção da equipe econômica. E se isso se confirmar, Maia não apenas poderá ser eleito indiretamente como presidente da República, como certamente tentará a reeleição em 2018.

Com a possibilidade cada vez maior de Michel Temer ser afastado do cargo pelo período máximo de seis meses, o brasileiro precisa se acostumar rapidamente com a ideia de viver diante de uma gangorra política movida pela crise e principalmente pelas disputas partidárias, que devem se acirrar com o passar do tempo.

Com um quadro tão complexo, a saída mais adequada para o País, no vácuo de uma grande que por enquanto inexiste, será a renúncia de Michel Temer, o que obrigaria o presidente da Câmara dos Deputados, após assumir interinamente, convocar eleição indireta em no máximo trinta dias. Ato contínuo, o melhor seria colocar o ministro Henrique Meirelles, da Fazenda, no principal gabinete palaciano. Afinal, o Brasil vive uma grave crise econômica.


10 de julho de 2017
ucho.info

Nenhum comentário:

Postar um comentário