"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 16 de maio de 2017

ERA SÓ O QUE FALTAVA: COMANDANTES MILITARES DEFENDEM O FORO PRIVILEGIADO

Resultado de imagem para volta dos militares charges
Charge do Alpino (Yahoo Notícias)
A proposta de fim do foro privilegiado, em discussão no STF (Supremo Tribunal Federal) e no Congresso, causa inquietação na cúpula das Forças Armadas. 
Os quatro comandantes militares (Chefe do Estado Maior, do Exército, da Marinha e da Aeronáutica) gozam da prerrogativa. Com o fim do foro, os comandantes poderiam ser processados por um juiz de primeiro grau.
O ministro da Defesa, Raul Jungmann, confirma a tensão. “Essa discussão compete ao Judiciário e ao Legislativo. Mas há, de fato, uma preocupação com a perda do foro, que pode criar uma situação complicada para os responsáveis pelo comando de dezenas de milhares de homens”, afirma ele.
A preocupação dos militares já chegou ao Congresso e ao Supremo, mas sem uma proposta alternativa por parte deles. “O que for decidido obviamente será cumprido. Mas que há uma preocupação, há”, afirma Jungmann.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – É inacreditável – porém, verdadeira – esta nota publicada por Mônica Bergamo. Num momento como o atual, quando se revela a podridão que infesta os três Poderes da República, os comandantes militares se igualam às autoridades civis, ao se posicionarem a favor do foro privilegiado. É um duro golpe para todos aqueles que vêem nos militares uma reserva moral do país. Os verdadeiros homens de bem não podem temer a Justiça. Pelo contrário, aqueles que exercem caros públicos precisam estar sempre dispostos a terem seus atos investigados, não importa qual seja a instância do Judiciário. Por isso, lembrando o ex-governador Francelino Pereira e o compositor Renato Russo, é preciso estar sempre insistindo na pergunta que eles imortalizaram: “Afinal, que país é esse?”. (C.N.)

16 de maio de 2017
Mônica BergamoFolha

Nenhum comentário:

Postar um comentário