"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 16 de maio de 2017

DEPOIMENTO DE LULA

Ainda repercutem as versões e análises sobre o recente encontro numa sala de audiência em Curitiba, entre dois personagens populares no país: o ex-presidente Lula e o juiz Sergio Moro.

A primeira controvérsia em torno desse depoimento teve origem com o requerimento de Lula para ser ouvido por vídeo conferência, no seu próprio domicílio.

A propósito de interrogatório por meio de videoconferência, em agosto de 2007, o STF considerou que esse meio violava os princípios constitucionais do devido processo legal e da ampla defesa.

O julgamento prolatado no Habeas Corpus nº. 88914 foi antes da vigência da Lei n. 11.900/2009, que regulamentou o interrogatório e depoimento por videoconferência, em situações excepcionais.

Observe-se que a autorização do interrogatório por videoconferência está condicionada a várias exigências, sendo considerada exceção e não regra no direito brasileiro.

O convencimento final do juiz Sergio Moro foi de indeferimento do pedido de videoconferência.

A partir passou a existir a expectativa de que haveria um duelo entre juiz e réu.

Tal não aconteceu.

Ambos tiveram a necessária tranquilidade para preservar a liturgia de um ato judicial regulado por lei.

Existiram momentos tensos, porém superados, sem repercussão negativa.

Anteriormente, na Operação Lava Jato, durante o depoimento do ex-senador Delcídio do Amaral ocorreram protestos contra o do juiz Sergio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba.

A defesa do ex-presidente impugnou a permissão de Moro para que o Ministério Público Federal fizesse perguntas fora da denúncia apresentada.

A alegação foi com base no artigo 212, do Código de Processo Penal, que determina: “as perguntas serão formuladas pelas partes diretamente à testemunha, não admitindo o juiz aquelas que puderem induzir a resposta, não tiverem relação com a causa ou importarem na repetição de outra já respondida".

O parágrafo único do dispositivo diz que o juiz poderá complementar a inquirição sobre os pontos não esclarecidos, nos limites da denúncia.

O incidente foi resolvido.

Na última audiência em Curitiba percebeu-se que, de um lado, o juiz Moro preocupou-se em preservar a imagem do magistrado tranquilo e respeitoso.

De outro, o ex-presidente usou a picardia em algumas respostas, deixando no ar insinuações, sem explicitá-las.

Como político nato, em certo momento, Lula desviou o foco da indagação que lhe fora feita e anunciou que seria candidato a presidente da república em 2018.

A essa altura, o juiz poderia ter consignado a impertinência ou irrelevância da resposta do réu.

Preferiu, entretanto, não tumultuar o interrogatório e evitar que os notórios propósitos político-eleitorais de parte do acusado fossem alcançados.

Aplicou o princípio da tolerância, identificado no direito como instrumento de solução de conflitos.

A conclusão final é que o tão propalado encontro do juiz Moro e o ex-presidente Lula não se transformou em nódoa ou dúvidas sobre a ação da justiça brasileira, aquela altura posta à prova perante o mundo.

O ato processual ratificou a legitimidade da Lava Jato, sobretudo por respeitar em toda sua plenitude, a premissa constitucional do art. 5°, inciso LV, que conduz ao contraditório, assim entendido como o legítimo meio de exercício do amplo direito de defesa.


16 de maio de 2017
Ney Lopes – jornalista, advogado, ex-deputado federal; procurador federal 

Nenhum comentário:

Postar um comentário