"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 24 de janeiro de 2017

ACREDITE SE QUISER: GILMAR MENDES ALMOÇOU COM PADILHA E JANTOU COM TEMER

Resultado de imagem para temer e gilmar charges

A promiscuidade institucional no Brasil é alto estarrecedor. Apesar da repercussão altamente negativa da carona que pegou no avião presidencial para viajar a Portugal, o ministro Gilmar Mendes aceitou novo convite do presidente Michel Temer na noite deste domingo, dia 22, e foi recebido em jantar no Palácio do Jaburu. No encontro, que não constava na agenda oficial do presidente, os dois tiveram “conversas de rotina”, de acordo com a assessoria de imprensa do ministro do Supremo, que é também presidente do Tribunal Superior Eleitoral, responsável por julgar o processo de cassação do chefe do governo, por crimes eleitorais cometidos pela chapa de Dilma Rousseff e Michel Temer, na eleição de 2014.
Na tarde de domingo, em Porto Alegre para participar do velório e sepultamento de Teori  Zavascki, o ministro Gilmar Mendes almoçou com o ministro-chefe da Casa Civil e um dos homens fortes do governo Temer, Eliseu Padilha, que responde a vários processos, está com bens bloqueados e foi citado na delação da Odebrecht como operador do caixa dois do PMDB, que recebia propinas em dinheiro vivo.
PROMISCUIDADE – Fica demonstrado, mais uma vez, que as autoridades brasileiras não se importam nem mesmo em manter as aparências. Pelo contrário, fazem questão de exibirem sua promiscuidade, ao arrepio da lei, pois o Código de Processo Civil determina que magistrados não podem atuar em processos do interesse de parentes e amigos.
No caso de Gilmar Mendes, ele admite publicamente ser amigo de Temer há mais de 30 anos. Mesmo assim, não se considera suspeito para atuar no julgamento da chapa Dilma/Temer.
E ainda se relaciona intimamente com um elemento nebuloso como Eliseu Padilha, réu em vários processos, acusado inclusive de grilagem de terras públicas e devastação de 1,3 mil hectares de reserva ambiental no Mato Grosso, com bloqueio de bens e apreensão de 18 armas de fogo em sua propriedade rural, inclusive fuzis de mira telescópica.
###
PS
 – Como dizia o grande jornalista e historiador Capistrano de Abreu, para consertar o Brasil é fácil. Basta que a Constituição tenha apenas dois dispositivos: “Art. 1º – Todo brasileiro deve ter vergonha na cara. Parágrafo único: Revogam-se as disposições em contrário”. Infelizmente, a sugestão dele não foi aceita(C.N.)

24 de janeiro de 2017
Carlos Newton

Nenhum comentário:

Postar um comentário