"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 19 de agosto de 2016

OEA PEDE EXPLICAÇÕES AO GOVERNO SOBRE IMPEACHMENT DE DILMA, EM PRAZO DE 7 DIAS


OEA apela à Corte Interamericana contra impeachment
Em maio, Almagro esteve com Dilma e criticou o impeachment

















A Comissão Interamericana de Direitos Humanos, que faz parte da Organização dos Estados Americanos (OEA), notificou o governo do presidente em exercício Michel Temer a dar explicações sobre o processo de impeachment. A manifestação foi uma resposta ao pedido feito pelo PT na semana passada para suspender o processo que levou ao afastamento da presidente Dilma Rousseff.
Entre os pedidos da OEA, está que o governo apresente as suas observações sobre o pedido do PT, explique o que foi feito para manter a legalidade do processo e quais seriam os efeitos do afastamento definitivo da petista.
O governo foi notificado nessa terça-feira (16) e tem sete dias para se manifestar. O julgamento final do impeachment está marcado para começar na próxima quinta-feira (25).
Segundo o Itamaraty, a comissão “solicitou as informações que o governo brasileiro considerar oportunas a respeito do caso em apreço”. A resposta encontra-se em processo de elaboração e será coordenada entre os órgãos competentes.
Um dos signatários da petição enviada à OEA, o deputado Paulo Pimenta (PT-RS) comemorou a decisão da comissão. “Isso mostra que a OEA acatou a nossa denúncia. Estamos confiantes”, afirmou. O organismo também pediu novas informações para os deputados petistas, autores da peça.
###

NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG 
– Já era esperado esse posicionamento. A OEA está sendo comandada por Luis Almagro, da esquerda uruguaia, muito ligado a Lula e a Dilma. Em maio, depois de manifestar em várias ocasiões seu apoio a Dilma, Almagro anunciou que iria consultar a Corte Interamericana de Direitos Humanos  na Costa Rica sobre a legalidade do processo de impeachment, por causa da insegurança jurídica que estaria despertaria.  A OEA não tem poder algum, não manda em ninguém, apenas tira uma onda, digamos assim(C.N.)


19 de junho de 2016
Deu no Estadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário