"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

DE ONDE VEM O AMOR DOS BANQUEIROS AO PT??

Um dos maiores mistérios desses anos sombrios eh o continuo, e aparentemente irrestrito, apoio da elite econômica ao PT. A mão amiga do BNDES fornecendo dinheiro dos trabalhadores, e pagadores de impostos, a juros subsidiados explica muito desse apoio. A Lava Jato esta ajudando a explicar outra parte desse apoio. Mas e os banqueiros??? Por que esses ainda apoiam esse governo corrupto e nitidamente incompetente?

A resposta esta aqui: Câmara aprova MP que permite que Caixa e BB voltem às compras. A CEF e o Banco do Brasil poderão comprar bancos novamente. Você já viu algum banqueiro vender um banco lucrativo? Então imaginem que tipo de banco a CEF e o Banco do Brasil irão comprar. Tudo isso, claro, em nome da solvência do sistema financeiro. Ou, num português claro, os bancos estatais irão comprar bancos privados em dificuldade. De maneira mais clara: quando um banco privado der lucro, o lucro sera dele, mas quando der prejuízo ele sera repartido com os pagadores de impostos. Não eh uma graça isso? Não eh a toa que os banqueiros adoram o PT.

Não deixa de ser irônico que REITERADAS vezes eu tenha me posicionado CONTRA esse tipo de operacão. Em 03 de marco de 2011 eu escrevia como deveria ser o verdadeiro ajuste fiscal. La você pode ler a medida 10 que diz:

"10) Proibição do Banco do Brasil e da CEF de comprarem participação em bancos privados. Se isso não for legalmente possível, então é melhor vendê-los".

As vezes eu acho que meus colegas no governo leem meu blog só pra fazerem o contrario do que eu sugiro... eh absurdo dar poderes para CEF e Banco do Brasil comprarem bancos privados falidos. Se você não acredita em mim, então lembre-se do famoso caso da compra do Banco Pan Americano pela CEF, esse resultado só deu um prejuízo ao redor de R$ 1 bilhão de reais para o governo...

Quando um banco privado quebra não cabe ao governo usar recursos dos pagadores de impostos para salva-lo. Se o governo sinaliza que ira salvar os bancos que forem a falência, então por obvio os bancos tomarão mais riscos (afinal se der certo o lucro sera deles, e se der errado o prejuízo sera do governo). Resumindo, alem de de tudo essa nova lei que autoriza bancos públicos a salvarem bancos privados tem o potencial de aumentar o risco dentro do sistema financeiro.

18 de fevereiro de 2016
adolfo sachsida

Nenhum comentário:

Postar um comentário