"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

ADIAMENTO DO DEPOIMENTO DE LULA CAUSA GUERRA DE VERSÕES




Em busca de 15 minutos de fama, promotor falou à Veja


















A suspensão do depoimento do ex-presidente ao Ministério Público Lula determinada pelo CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público) provocou uma guerra de versões sobre uma questão extremamente espinhosa e técnica: quem é o promotor que deve cuidar da investigação do tríplex situado em Guarujá?
O deputado federal Paulo Teixeira (PT-SP), que ingressou com o questionamento no CNMP, defende que a investigação seja feita por promotores que atuam na vara em que já há uma ação sobre a Bancoop, sob argumento de que haveria ligação entre os dois casos, ou que haja um sorteio para definir quem vai investigar o caso. Se isso ocorrer, a apuração pode sair das mãos do promotor Cassio Conserino.
Conserino e outros três promotores do caso dizem que não há ilegalidade alguma na atuação deles porque uma resolução do próprio conselho diz que eles poderiam investigar as suspeitas sobre o tríplex até o momento em que apresentariam denúncia, jargão que designa a acusação formal.
O conselheiro do CNMP, Valter Shuenquener de Araújo, optou por suspender o depoimento com o argumento de que não tinha notícia de distribuição do caso e que havia dúvidas sobre quem tinha razão: o deputado ou os promotores.
DISTRIBUIÇÃO
A distribuição por sorteio é essencial para que o princípio da impessoalidade não seja violado, segundo Teixeira. Sem esse princípio, afirma, um promotor poderia investigar um desafeto político para desgastá-lo.
Na nota que os quatro promotores divulgaram após a suspensão do depoimento, eles dizem que o conselho foi induzido a erro pelo deputado petista, já que havia uma decisão judicial favorável à tese dos promotores que foi ignorada na decisão.
A decisão, da juíza Tatiana Guerra, que cuida das supostas fraudes da Bancoop em uma série de prédios, diz que seria necessário um “procedimento próprio”, já que Lula, Marisa e diretores da OAS não fazem parte dessa ação.
O deputado contesta a versão de que induziu o conselho a erro ao não mencionar a decisão da juíza. “Quem está induzindo a sociedade a erro são os promotores. Se a juíza mandou fazer uma apuração autônoma, teria que haver sorteio do promotor”, disse à Folha.
PRÉ-JULGAMENTO
O parlamentar diz ainda que a declaração do promotor Cassio Conserino à revista “Veja”, de que poderia denunciar Lula, demonstra outra violação: o pré-julgamento.
Os advogados de Lula, Nilo Batista e Cristiano Martins, voltaram a acusar Conserino de pré-julgamento ao comentarem o trecho da nota em que falam em “apurar os graves fatos envolvendo pessoas que se consideram acima e à margem da lei”.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – O erro do promotor foi ter dado entrevista à Veja, ao invés de conduzir o trabalho sem estardalhaço. A vaidade é um problema, não só para o promotor, mas também para Lula e dona Marisa, que estão cada vez mais encalacrados com as histórias do sítio e do tríplex. (C.N.)

18 de fevereiro de 2016
Mario Cesar Carvalho e Flávio Ferreira
Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário