"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sábado, 11 de julho de 2015

SOBRE BERGOGLIO: UM OLHAR DE SOSLAIO

"Bergoglio, o dito papa Francisco, não me representa! Ou: O sangue de Cristo e de 150 milhões de vítimas do comunismo"


Sou católico, mas o papa Francisco não me representa. Sei que, em certa medida, a afirmação soa absurda, mas vou fazer o quê? Eu poderia fazer uma graça e dizer que, existindo, como existe, um papa emérito, Bento XVI, tenho a chance de escolher. Mas, evidentemente, isso não contenta. O chefe da Igreja Católica, infelizmente, é o argentino Jorge Bergoglio. Quem recorrer ao arquivo poderá constatar que ele nunca me encantou.

Evo Morales, o protoditador da Bolívia, presenteou o sumo pontífice com uma monstruosidade herética: a foice e o martelo do comunismo, onde estava o Deus crucificado. Bergoglio fez um muxoxo protocolar, mas sujou as mãos no sangue de 150 milhões de pessoas. Ao fazê-lo, (re)rencruou as chagas de Cristo e se alinhou, lamento ter de dizer isto, com aqueles que O crucificaram.

"Ah, o papa não tem nada com isso! Não tinha como saber o que faria aquele picareta!" Ah, não cola! A Igreja Católica de Roma está banida da China, por exemplo. Ficou na clandestinidade na União Soviética e nos países da Cortina de Ferro. Inexiste na Coreia do Norte e enfrenta sérias dificuldades em Cuba.

Um delinquente político e intelectual como Morales não pode ofender moralmente mais de um bilhão de católicos com aquela expressão demoníaca. O papa que recusasse a ofensa. Mas ele não recusou. E foi além.

Em Santa Cruz de la Sierra, nesta quinta, Bergoglio fez um discurso que poderia rivalizar com o de Kim Jong-un, aquele gordinho tarado que tiraniza a Coreia do Norte. Atacou o capitalismo, um "sistema que impôs a lógica dos lucros a qualquer custo, sem pensar na exclusão social ou na destruição da natureza", segundo ele. 

E foi além: "Digamos sem medo: queremos uma mudança real, uma mudança de estruturas. Este sistema já não se aguenta, os camponeses, trabalhadores, as comunidades e os povos tampouco o aguentam. Tampouco o aguenta a Terra, a irmã Mãe Terra, como dizia são Francisco".

É de embrulhar o estômago. Em primeiro lugar, esse papa, com formação teológica de cura de aldeia, não tem competência teórica e vivência prática para cuidar desse assunto. Em segundo lugar, os movimentos que hoje lutam pela preservação do planeta são exclusivos de regimes democráticos, onde vige o capitalismo. Ou este senhor poderia fazer essa pregação na China, por exemplo, onde o capitalismo de estado é gerido pelo Partido Comunista?

Pior: o papa está numa jornada que inclui o Equador e a Bolívia, duas protoditaduras que, na pegada da Venezuela, instrumentalizam o discurso anticapitalista para dar força a milícias que violam direitos individuais e que não reconhecem a propriedade privada como motor do desenvolvimento.

Evocando um igualitarismo pedestre, disse Sua, não mais minha, Santidade: "A distribuição justa dos frutos da terra e do trabalho humano é dever moral. Para os cristãos, um mandamento. 
Trata-se de devolver aos pobres o que lhes pertence". A fala agride a lógica por princípio. Se o tal "que" pertencesse aos pobres, pobres não seriam. 
A fala repercute a noção essencialmente criminosa de que toda a propriedade é um roubo. Como esquecer que essa concepção de mundo de que fala o papa já governou quase a metade do mundo e produziu atraso, miséria e morte?

Eu já tinha tido cá alguns engulhos quando, recentemente, o cardeal argentino resolveu se meter a falar sobre a preservação da natureza, com uma linguagem e uma abordagem que lembravam o movimento hippie da década de 60. 
Ele voltou ao ponto: "Não se pode permitir que certos interesses - globais, mas não universais - submetam Estados e organismos internacionais e continuem destruindo a Criação".

Como? O homem destruindo a Criação? O catolicismo de Francisco, na hipótese benevolente, se esgota numa leitura pobre do Gênesis. 
Na não benevolente, é apenas uma expressão do trogloditismo de patetas terceiro-mundistas como Rafael Correa, Evo Morales, Nicolás Maduro e Cristina Kirchner.
O próximo papa, por favor!

11 de julho de 2015
Reinaldo Azevedo

3 comentários:

  1. Gostaria que me desse a fonte dos dados sobre essas 150 milhões de mortes. Um dado que seja reconhecido oficial e internacionalmente pelas Nações Unidas, assinado pela maioria dos países membros da ONU e, principalmente, recebido pelos membros de segurança da ONU. Grato.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Não sei como o 'anônimo' entendeu a leitura do texto, ou melhor da ilação feita por Reinaldo Azevedo, ao imputar ao Papa Bergoglio, as 150 milhões de vítimas do comunismo (aí sim, um fato histórico, que você poderá pesquisar em
    variadas fontes, mas não a, digamos, metáfora que coloca nas mãos do Papa os 150 milhões de mortos...)
    O texto de Reinaldo Azevedo evidencia uma realidade histórica, ao referir-se aos 150 milhões de assassinatos
    atribuídos ao comunismo internacional.
    Ao colocar o sangue dessas vítimas nas mãos do Papa Jorge Bergoglio pretendeu referir-se ao gesto do Papa de aceitar
    das mãos do bolivariano Evo Morales a "herética" escultura.
    Uma metáfora que associa o muxuxo protocolar do Sumo Pontífice aceitando o "presente", que mistura o simbolo comunista ao símbolo máximo do Cristianismo: Jesus crucificado.
    Não ignora o Papa o banimento da Igreja Católica dos países comunistas como a Rússia, China, Coréia do Norte, Cuba...

    ResponderExcluir