"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

domingo, 12 de julho de 2015

ENTENDAM COMO É DIFÍCIL HAVER IMPEACHMENT DE DILMA


O mandato da doutora Dilma Rousseff não pode ser desligado por um clique do Tribunal de Contas da União. 
O parecer do TCU precisa passar pelo rito da Câmara e do referendo de seu plenário, pois é apenas um órgão auxiliar do Poder Legislativo, e todos sabemos como funciona, na base da doutrina franciscana “é dando que se recebe”.

O mandato da doutora Dilma Rousseff também não pode ser desligado por um clique do Tribunal Superior Eleitoral. 
No TSE, basta que um ministro peça “vista” do processo para que o julgamento seja paralisado. Mesmo que quatro dos sete ministros antecipem seus votos condenando o governo, a sentença estará bloqueada.

E o TSE é hoje presidido por um ex-advogado do PT que já deu provas concretas de sua fidelidade ao partido e não às instituições.
Sem crise institucional, as coisas funcionam desse jeito.

O QUE FALTA?

Agora, se o povo for novamente para as ruas, como já aconteceu recentemente, e retomar os protestos contra a situação econômica que está destruindo a classe média tradicional, a chamada nova classe média e a população de menor renda,  poderá o Brasil mergulhar em séria crise institucional.

Neste caso, as coisas se resolvem com mais facilidade, ficará difícil continuar aplicando ardis para se perpetuar no poder.

12 de julho de 2015
Celso Serra

Nenhum comentário:

Postar um comentário