"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sábado, 11 de julho de 2015

FUTRIQUICES DE JORNALISTA


Este texto começou como uma resposta a um daqueles seres que charfurdam no pântano olavístico e acabou virando outra coisa. No link abaixo, o post e os comentários no Facebook*: Para início de conversa, Vitor Vieira** é fake. 'Tô nem aí. Agora, ele achou mesmo que eu não ia descobrir que sua história era lorota? 

O gênio achou que era só chegar na minha página no Facebook e despejar que "eu conheço Tiago de Pauli pessoalmente e sei que Olavo andou ajudando bastante com o problema que ele anda tendo, mas sem fazer propaganda de si mesmo no facebook, sabe como é?". E que 'eu sei da história do Tiago e sei onde que o Olavo entra nisso"? Falou, mas não contou. Por quê? Porque não tem história nenhuma! Tosco, trouxa, babaca. Falou demais o pateta. 
Devia ter se limitado ao rame-rame, aquela bobageira de quem quer defender o guru picareta. Eu só demorei para desmascará-lo, o ordinário, porque eu estava cuidando de outras coisas. Mas meu faro não falha, sou perdigueiro, descubro tudo. Eu pressenti e fui conferir.

Vejamos: Vitor Vieira é uma pessoa que conhecia pessoalmente Tiago de Pauli, que tinha com ele conversas frequentes e íntimas, Tiago lhe dava informações que sonegava a todo o círculo de amigos que o estava ajudando. Tiago de Pauli só contava a ele, Vitor Vieira, sobre a ajuda e a solidariedade caridosas que Olavo de Carvalho lhe oferecia neste momento difícil e - supresa - Vitor Vieira não está sequer na sua lista de amigos e não havia um único comentário de Vitor, curtida, compartilhamento ou, pelo menos, um seu cumprimento de aniversário na página de Tiago de Pauli, este que era seu amigo íntimo e pessoal. E mais - o Google não apresenta um único resultado unindo 'vitor vieira - tiago de pauli'. 
Não é uma gracinha? Era melhor Vitor Vieira se informar antes de falar pelos cotovelos. 
O próprio Rubens Enderle, que criou a campanha para ajudar Tiago, informou que Olavo de Carvalho sequer tem o número do telefone de seu aluno desesperado e suicida, e que Tiago não usa o skype porque não tem microfone. Logo, eles nunca se falaram pelo telefone. Esquece. 
Ah, a conversa entre eles era inbox? Puxa vida, tanta conversa e nenhum pedido ou oferta para que a página de Olavo de Carvalho fosse usada em favor do rapaz necessitado, com uma postagem que fosse, incentivando os alunos e seguidores do Guru a colaborar? A verdade é que Tiago de Pauli estava gritando por socorro e esta gente piedosa e superior que integra o olavismo - e que faz parte da lista de amigos do rapaz - não deu nem tchum.

A ajuda só chegou agora, depois que eu denunciei a negligência, o desprezo e o abandono em que largaram Tiago de Pauli. Até então,Tiago só tinha recebido um ou outro caraminguá de doação. Deus é assim: de todo jeito, Ele acha um jeito de fazer o Bem. Olavo de Carvalho - é bom notar - não esticou a conversa sobre o imbroglio Tiago de Pauli, e quis fazer crer que ele não sabe direito quem é o rapaz.

Um aluno entre milhares, afinal, o Mestre dos Magos (não é este o epíteto, Adriano?) tem três mil alunos, duzentos mil seguidores... Esperto que é, Olavo passou a referir-se a Tiago de Pauli como alguém com 'um problema psiquiátrico' e 'meu aluno que sofria de depressão'.

Não é bem assim. Olavo sabe quem ele é, Tiago é olavete há quinze anos. Eles já trocaram idéias e opiniões durante bom tempo. Eu tenho prints de posts em que OdeC pede a Tiago para corrigir erros que este venha a encontrar no seu livro sobre Aristóteles; afinal, nem ele, Olavo, leu o livro com tanta atenção e cuidado quanto Tiago.

Tiago de Pauli caiu em sua própria armadilha. Formado em Pedagogia, professor e empresário, o moço foi se perdendo nas (des)orientações de salafrários e espertalhões que o convenceram de que devia lagar tudo e dedicar seu tempo, seu dinheiro e sua alma à aquisição da 'alta cultura' e ao combate ao comunismo.

Meteu-se com gente que quer levar as almas para o abismo. Olavo de Carvalho é o grande sacerdote desta seita maligna. O 'amigo' de Vitor Vieira é aluno e seguidor de Rafael Falcon, de Luiz Gonzaga, o Gugu, esta turma. Meia hora antes de atentar contra a vida,

cortando os pulsos, Tiago estava conversando em sua página com Rodrigo Gurgel, o amigo do Guru. Tanto discernimento e cultura de Rodrigo Gurgel e não percebeu o desespero suicida de Tiago?

A verdade é que Tiago de Pauli estava gritando por socorro e esta gente piedosa e superior que integra o olavismo não deu nem tchum. A ajuda só chegou agora, depois que eu denunciei a negligência, o desprezo e o abandono em que largaram Tiago de Pauli. Antes, foi só um ou outro caraminguá. Deus é assim: de todo jeito, Ele acha um jeito de fazer o Bem.


11 de julho de 2015
in blog de miriam macedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário