"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 10 de junho de 2015

POR QUE NINGUÉM DIZ A VERDADE SOBRE OS CURSOS DO PRONATEC?


Sem fiscalização, Pronatec é uma peça de marketing político



É impressionante a incompetência da oposição – se é que existe – e da imprensa. Dilma transformou o Pronatec em vitrine de sua campanha e ninguém ousou verificar as condições de funcionamento dos cursos. Tirando os cursos ministrados pelo Sistema S (Senai, Sesc…), o restante, com exceções realmente excepcionais, é ministrado por instituições que não dispõem da menor condição para tal.
Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), que gozam de uma certa consideração da sociedade, não dispõem de estrutura adequada, conhecimento técnico e quadro para tal. Se implementaram os cursos, foi tão-somente como medida de captação de recursos e por interesse de professores e funcionários administrativos. Estes passaram a disputar a tapa uma vaga para ministrar disciplinas nos cursos, pois, no mesmo horário de trabalho no IF – às vezes em prejuízo às atividades normais para as quais estão contratados – pegam turmas do Pronatec e por cada aula recebem R$ 50,00.
TODOS GANHAM, MENOS OS ALUNOS
Como muitas disciplinas nesses cursos dispõem de uma carga horária de 20 aulas, aí já embolsam R$ 1.000,00 extras, caso peguem apenas uma turma. Funcionários administrativos agem pela mesma forma. Há os que dão aula e há os que recebem um extra pelo simples fato de desenvolverem atividades para o curso. Assim, se um funcionário tira cópias xerox para o Pronatec, exige e recebe pagamento extra.
O coordenador dos cursos recebe uma boa remuneração extra e a Instituição recebe por aluno. Quero dizer: ganha a Instituição, ganha o professor, ganha o funcionário, mas os alunos se lascam, pois os cursos, como regra, não capacitam ninguém a nada.
E os alunos? Bem, a maioria desiste, mas para garantir o faturamento a Instituição mantém o nome deles como se frequentando estivessem.
Como mecanismo de atração e manutenção dos alunos no curso, resolveu-se oferecer um bolsa a cada um deles, talvez a única vantagem que possam obter. No saldo do tudo, o Brasil se lasca. E o grave é que ninguém investiga. Quem duvidar procure um aluno que faça que tenha feito curso do Pronatec em algum IF e pergunte a ele.

10 de junho de 2015
Esmeraldo Lopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário