"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 10 de junho de 2015

MANCADA DO ANO: DILMA NÃO VAI À ABERTURA DO CONGRESSO DO PT



Dilma mostra que despreza o próprio partido
No momento de maior distanciamento entre o Palácio do Planalto e o PT desde as eleições de 2010, a presidente Dilma Rousseff cancelou sua participação na abertura do 5º congresso do partido, nesta quinta-feira, em Salvador, e irritou dirigentes petistas.
O esforço do comando da sigla e do ex-presidente Lula para tentar acalmar os ânimos de setores da legenda, que preparam críticas diretas à política econômica e à atuação da presidente, foi considerado “em vão” com a mudança de roteiro.
Dilma viajou para a Bélgica na manhã de terça-feira e a previsão era a de que voltasse ao Brasil para a abertura do congresso petista ao lado de Lula. O retorno, no entanto, foi marcado para a madrugada de sexta, inviabilizando a programação.
Até a noite de segunda-feira, a cúpula do PT ainda contava com a presidente na abertura do congresso e sua presença no evento já havia sido confirmada nos materiais que foram divulgados pelo partido.
NOVO ATO
Dirigentes petistas consideram agora fazer um novo ato para que Dilma possa discursar, caso resolva ir na sexta ou no sábado. O último dia desse tipo de evento, porém, é bastante esvaziado, visto que as decisões são tomadas no primeiro e segundo dia.
O PT esperava que, ao ir à abertura do congresso, Dilma “testemunhasse” e “chancelasse” bandeiras que podem reaproximar o partido e o governo de suas bases históricas.
O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, deve ser alvo durante o congresso. A CUT (Central Única dos Trabalhadores) levará ao evento críticas ao ministro e ao governo Dilma, a quem acusa de ter promovido uma “guinada na política econômica, com ataques a direitos dos trabalhadores”.
AUMENTA A INSATISFAÇÃO
Petistas pedem à presidente acenos à esquerda em contrapartida ao ajuste fiscal, como benefícios aos trabalhadores, retomada do crescimento econômico, fim do fator previdenciário, imposto sobre fortunas, entre outros temas caros ao governo.
Lula e a cúpula do PT atuaram para que as críticas fossem mais amenas, mas a ausência de Dilma no ato de abertura só acentuou a insatisfação com o governo entre os quadros do partido.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG 
– Conforme temos salientado aqui, Dilma Rousseff inventou um mundo à parte, onde sonha que não precisa do PT, como se isso pudesse existir. Para os petistas, faltar à abertura do Congresso é uma ofensa ao partido. Na verdade, ninguém apóia Dilma no PT. Só a aturam em nome de Lula e do partido. Ela é uma estranha no ninho e não toma a menor iniciativa para se aproximar dos petistas, que a elegeram. Sozinha, ela não se elege nem síndica de prédio. (C.N.)
10 de junho de 2015
Marina DiasFolha

Nenhum comentário:

Postar um comentário