"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 10 de junho de 2015

O VICE MICHEL TEMER ENTRA NA FRIGIDEIRA DO PT



Mercadante comanda nos bastidores o boicote a Temer
Está cada vez mais quente o clima entre o grupo de Michel Temer e o PT. Os peemedebistas já diziam sentir um forte cheiro de óleo no Planalto. Na terça-feirA, decidiram protestar abertamente contra a fritura do vice-presidente.
O ex-ministro Moreira Franco afirma que Temer virou alvo de um “movimento de hostilidade” no governo. Ele se irritou com o petista Tarso Genro, que disse a esta coluna que o arranjo político com o partido do vice “não serve mais”.
“Isso nos causou muita surpresa e indignação”, diz Moreira. “Não sei qual é o objetivo desse pessoal. Temer foi convidado para assumir a coordenação política do governo. Em vez de celebrar os resultados que ele já conseguiu, estão tentando hostilizá-lo e diminuir o seu papel.”
REVOLTADO
Presidente da fundação de estudos do PMDB, Moreira se diz revoltado com outra declaração de Tarso: a de que seu partido “tem zero de unidade ideológica e programática para comandar uma coalizão”.
“O PMDB sempre foi coerente. Apoiamos todas as medidas de equilíbrio fiscal nos últimos anos, do Plano Real à criação do fator previdenciário. Quem mudou e rasgou suas posições do passado não fomos nós”, reage o peemedebista.
Apesar das críticas a Tarso, os peemedebistas consideram que o verdadeiro rival de Temer é o ministro Aloizio Mercadante. Desde que o vice ganhou superpoderes, o chefe da Casa Civil se sente esvaziado no palácio. A disputa vai continuar. Como a presidente Dilma lembrou nesta terça, “o governo não é de quatro meses, é de quatro anos”.
###
PS –
 Sem pudor de defender a CBF, a bancada da bola tentou transformar a ida de Marco Polo Del Nero à Câmara em uma grande jogada ensaiada. “Vejo que o senhor tem feito um trabalho diferenciado”, elogiou Marcelo Aro (PHS-MG), dublê de deputado e diretor da confederação. Faltou ouvir a opinião do FBI.


10 de junho de 2015
Bernardo Mello Franco
Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário