"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

REFORMA GERAL


 

A maioria das pessoas desconhece a diferença entre importante e urgente.

Assim, para reformar o país, são necessárias medidas de curto, médio e longo prazo.

A providência mais urgente é liberar totalmente o câmbio. O governo se retira do mercado e o valor real das moedas estrangeiras será estabelecido pala oferta e procura das mesmas. A situação atual é comparável a fratura exposta; penaliza os produtores e exporta mão de obra.

O pagamento integral da dívida pública interna liquidará a atividade parasitária dos bancos, verdadeiros gigolôs do Tesouro.

Também urgente, mas da maior importância a longo prazo, é a renovação integral do poder judiciário.

A mais importante das reformas é a do sistema educacional. O professor primário deve ter um salário elevadíssimo para ensinar de verdade e não fazer doutrinação ideológica nas salas de aulas. A sua implementação levará alguns anos porque implica na revisão dos currículos, na reavaliação dos professores e na melhoria das instalações.

O zoneamento agrícola deve ser apenas supletivo às escolhas da iniciativa privada.

O pais deve se retirar do Mercosul, que até agora só serviu de obstáculo ao nosso progresso.

Após um curto período de reformas institucionais para a criação do Conselho de Estado, o estabelecimento do voto distrital e a viabilização de candidatos independentes, realização de eleições gerais.
 
Inelegíveis para o resto da vida todos os que já ocuparam cargos públicos, verdadeiros causadores do desastre em que nos encontramos.
22 de janeiro de 2015
Carlos Maurício Mantiqueira é um livre pensador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário