"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

1 + 1 = (3 - 1) QUE SERÁ DESVIADO PARA ...


 

Neste momento cansei de colocar ideias e ser espinafrado por essa turminha que insiste em defender a petralhada com ideologias do século retrasado e que na verdade só serviram para destruir a economia de vários países.

Então, pensei em colocar exemplos simples e práticos que darão a entender que tudo o que esta acontecendo é pior sempre para o Brasil.

Uma das primeiras medidas do governo é o aumento de impostos, então vamos lá!

- Um empresário que produz um produto qualquer deve pensar em três coisas básicas:

a) Custo de matéria prima e mão de obra.
b) Valor dos impostos a pagar.
c) O que sobra do rendimento como lucro, pois a final de contas o empreendedor tem direito a uma recompensa justa.

Então se aumentamos os impostos o que acontece?

1º. O produto final fica mais caro ou do contrário ele terá que fazer um corte na mão de obra ou diminuir a qualidade da matéria prima, mas o lucro ele não pode abrir mão, pois do ponto de vista do empreendedor é injusto.

2º Se o produto fica mais caro as pessoas não compram. Isso obriga ao empresário a mudar a sua estratégia, pois não pode “morrer” com a mercadoria.

3º. No geral, um dos consumidores do produto é o mesmo trabalhador que dedica mão de obra à empresa, pois merece exercer sua dignidade.

4º. Se o produto não é consumido, a empresa precisa demitir e dessa forma a mão de obra que também é consumidora se anula e isso vira uma bola de neve que não acaba nunca.

Ou seja, nesta altura do campeonato aumentar impostos além de ser uma estratégia primata, é literalmente um tiro no pé da economia.

Com esse aumento de impostos, a Petrobrás já anunciou que o combustível aumentará, dessa forma faço a seguinte análise:

a) A Petrobrás é uma Estatal e deveria financiar o Brasil e não o contrário.

b) A matéria prima retirada do subsolo brasileiro pertence aos brasileiros então é como alguém entrar na nossa casa, arrancar nosso sangue e depois cobrar para devolver o mesmo sangue. Logo, se a Petrobrás é dos brasileiros, deveríamos ter uma das gasolinas mais baratas do mundo.

c) Ou seja, pagamos para ter o que é nosso e ainda por cima o nosso pertence é tributado.

Os principais bens comuns deste país não são respeitados e ao mesmo tempo geram um efeito contínuo de desgraça econômica:

1º. A nossa educação é uma piada. Se não temos profissionais preparados para o mercado os produtos e serviços são de má qualidade e geram problemas de saúde e segurança, afundando mais ainda a economia.

2º. A nossa saúde é uma vergonha. As pessoas precisam de saúde para trabalhar e produzir, é um combustível sócio-econômico. Algo básico!

3º. Sem segurança ninguém faz nada direito. Confiar que o trabalhador vai sair de casa e voltar bem no fim do dia deveria ser regra e não exceção.
Não é preciso ser um gênio para entender que não é tão difícil, mas dentro dessa conta não está incluso todos os recursos desviados que nos fim as contas nunca batem.

Ou damos um basta ou Cuba vai se tornar primeiro mundo em comparação ao Brasil.

22 de janeiro de 2015
Fabrizio Albuja é Jornalista e Professor Universitário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário