"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 31 de outubro de 2014

VACCARI, DO PT, SAI HUMILHADO DO CONSELHO DE ITAIPU

 


Acredite se quiser: Vaccari continua a ser tesoureiro do PT
 
Atingido pelas denúncias de corrupção no escândalo da Petrobras, o tesoureiro do PT, João Vaccari Netto, apresenta hoje sua carta de renúncia do Conselho de Administração da hidrelétrica de Itaipu, na reunião de hoje em Foz do Iguaçu, conforme antecipou o jornal O Estado de S. Paulo.
O mandato de Vaccari só expiraria em dia 16 de maio de 2016, mas o petista decidiu deixar o cargo pressionado, para evitar maiores problemas para o governo. Mas a justificativa oficial apresentada para a sua saída é a intenção de se dedicar integralmente às atividades partidárias.

 Ele está como conselheiro de Itaipu há 11 anos e 10 meses, desde janeiro de 2003, quando foi nomeado pela primeira vez para o cargo. Depois, foi reconduzido para mandatos sucessivos de quatro anos em maio de 2004, maio de 2008 e maio de 2012.Além do petista Vaccari, integram o Conselho de Itaipu, pelo lado brasileiro, o ministro da Casa Civil, Aloizio Mercadante, o ex-governador do Rio Grande do Sul Alceu Collares (PDT), o professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Luiz Pinguelli Rosa, o ex-governador do Paraná Orlando Pessutti (PMDB), e o diretor de transmissão da Eletrobrás, José Antônio Muniz Lopes.

 Cada conselheiro da Itaipu ganha, por mês, R$ 20.804,13. O Conselho realiza seis reuniões ordinárias por ano, de acordo com calendário aprovado na última reunião do exercício anterior e, excepcionalmente, podem ser convocadas reuniões extraordinárias.

###

 NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
Esta cena vai ser constrangedora. Será que Vaccari será aplaudido pelos colegas de Conselho? Ou será vaiado? De toda maneira, é um cara-de-pau. Deveria mandar o pedido de demissão pelo Sedex, mas ele não quer deixar de faturar os últimos R$ 20.804,13. (C.N.)
31 de outubro de 2014
Tânia Monteiro
Estadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário