"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

SUPREMO MANDA PRENDER EX-SÓCIO DE VALÉRIO. E LULA, O CHEFE DA GANGUE?

Rogério Tolentino foi condenado a seis anos e dois meses de prisão pelos crimes de lavagem de dinheiro e corrupção ativa no mensalão

 
O advogado Rogério Tolentino, sócio do empresário Marcos Valério
O advogado Rogério Tolentino, sócio do empresário
Marcos Valério (Ed Ferreira)

O Supremo Tribunal Federal (STF) determinou nesta quinta-feira a prisão de Rogério Tolentino, ex-sócio de Marcos Valério, condenado no julgamento do mensalão. Durante o esquema criminoso, Tolentino atuou como um dos principais elos entre o núcleo operacional da quadrilha e o Banco Rural. Braço direito de Valério, usava seus contratos com empresas privadas para repassar o dinheiro desviado a políticos.
 
O mensaleiro foi condenado a seis anos e dois meses de prisão, em regime semiaberto, por lavagem de dinheiro e corrupção ativa. Tolentino chegou a tentar no STF rediscutir a condenação apresentando os chamados embargos infringentes, que podem reverter a votação de um crime específico. Os recursos, porém, não foram admitidos, e a Corte decretou o trânsito em julgado (fim) da ação penal.


Conforme dados recolhidos pelo Ministério Público, há provas da participação da Rogério Lanza Tolentino & Associados Ltda na lavagem de recursos desviados do Banco do Brasil em favor do esquema de corrupção. Coube também a Tolentino, ao lado dos publicitários Cristiano Paz e Ramon Hollerbach e do empresário Marcos Valério, atuar na destruição de notas fiscais, refazer a contabilidade das empresas e forjar contratos.


Com a expedição da ordem de prisão contra Rogério Tolentino, ainda podem ser presos este ano o deputado federal Pedro Henry (PP-MT) e o ex-deputado Roberto Jefferson.
 
Leia também: STF decreta fim do processo para mais dois mensaleiros

13 de dezembro de 2013
Laryssa Borges - Veja

Nenhum comentário:

Postar um comentário