"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

CNI / IBOPE: 18% AVALIAM GOVERNO CABRAL COMO ÓTIMO OU BOM E 47 % COMO RUIM OU PÉSSIMO

 
O governador do Rio, Sérgio Cabral Foto: Pablo Jacob/ O Globo
O governador do Rio, Sérgio Cabral Pablo Jacob/ O Globo
Pesquisa Ibope/CNI divulgada nesta sexta-feira aponta que o governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB), é considerado ótimo ou bom por 18%, 33% o consideram regular e 47% o avaliam como ruim ou péssimo. Não souberam ou não quiseram opinar 2% dos entrevistados. Cabral é o governador com a quarta pior avaliação do do país, atrás apenas dos mandatários do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini (DEM), que está no cargo por força de uma decisão judicial, de Agnelo Queiroz (PT), do Distrito Federal, e de Camilo Capiberibe (PSB), do Amapá. O GLOBO chegou a publicar que Cabral seria o terceiro pior avaliado pelo fato de ter a mesma avaliação positiva de Capiberibe, 18% os consideram ótimo ou bom. No entanto, a avaliação negativa do governador do Amapá é maior, 55% de eleitores o consideram ruim ou péssimo, contra 47% de Cabral. O governador mais bem avaliado é o do Amazonas, Omar Aziz (PSD).
A pesquisa ouviu 15.414 eleitores acima de 16 anos, entre os dias 23 de novembro e 2 de dezembro, em 727 municípios.
 
Quando perguntado se o eleitor aprova a maneira como Cabral vem administrando o Rio de Janeiro, 61% disseram que não aprovam; e 32% responderam afirmativamente; 7% não quiseram opinar. A maioria da população também afirmou que não confia em Cabral: 65% se manifestaram dessa forma e 28% declararam que confiam no governador; 7% não responderam.
 
Ainda segundo o levantamento, a saúde foi apontada por 63% dos entrevistados como a pior área administrada pelo Estado; 40% manifestaram preocupação com a violência; 36% com combate às drogas e 30% com o crescimento do Estado - o entrevistado podia apontar três áreas.
 
Rosalba Ciarlini foi considerada ruim ou péssima por 74% da população, 17% a consideram regular e apenas 7% acham que ela faz uma boa ou ótima administração; 2% não quiseram se expressar. Já Agnelo Queiroz tem uma reprovação de 62%, 24% avaliaram que ele faz uma gestão regular e 9% o destacaram como ótimo ou bom governador; 4% não opinaram. No caso de Camilo Capiberibe, 18% o avaliam como ótimo ou bom, 26% como regular e 55% como ruim ou péssimo.
 
Omar Aziz foi considerado um ótimo ou bom governador por 74% dos amazonenses; 17% disseram que a gestão dele é regular e apenas 7% atribuíram uma avaliação negativa à sua administração. 2% não responderam. O governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), pré-candidato à Presidência, é o segundo mais bem avaliado do país. Para 58 dos pernambucanos, o governo dele é ótimo ou bom; 26 disseram que a administração é regular e 13% criticaram, dizendo que é ruim ou péssima; 3% não responderam.

13 de dezembro de 2013
Chico de Gois - O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário