"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

DIÁRIO DA DILMA


 

Diário da Dilma - Papagaio come milho, periquito leva a fama

 
1º DE NOVEMBRO_Hoje é sexta-feira, chega de canseira! Tô de saco cheio, tô pra lá do meio da minha cabeça. Vim para Salvador com o pretexto de inaugurar a Via Expressa Baía de Todos os Santos. Vou sacudir, vou abalar, cadê meu abadá?
 
2 DE NOVEMBRO_Dia de Finados e mandei juntar a ministrada toda para uma reunião aqui no Alvorada. Fui de preto. Espero que entendam a mensagem subliminar.
A reunião durou trinta minutos e passamos o resto da tarde brincando de mímica. Destaque para o Paulo Bernardo tentando fazer Apertem os Cintos, o Piloto Sumiu. Ideli atacou de Uma Linda Mulher. Ninguém pescou.
 
3 DE NOVEMBRO_2014 me exigirá concentração, energia e muita paciência. Como sou uma pessoa que sabe planejar, comecei a fazer ioga.
 
4 DE NOVEMBRO_Gleisi entrou esbaforida no meu gabinete, sem bater na porta. Com a voz trêmula, como se tivesse visto o curupira, disse que os produtores de cana do Rio fizeram um ato em Campos dos Goytacazes contra meu veto aos subsídios. Essa Gleisi ainda se comporta como uma estagiária.
Om Namah Shivaya. Shiva Om Namah.
 
5 DE NOVEMBRO_É sempre a mesma decepção! Recebi a primeira parcela do décimo terceiro, uma merreca. Devia ter uma PEC para as presidentas. A gente não ganha hora extra, não tem plano de carreira, não tem hora certa de almoço e ainda tem que ouvir pitaco do Lula. Adicional de insalubridade já!
Aprovei as cotas para o funcionalismo público. Agora vai: 20% das vagas em concursos públicos serão destinadas a negros e pardos. O Temer foi à Bahia e filiou metade de Salvador.
 
6 DE NOVEMBRO_“Suga a patela do joelho e gira a virilha interna”, foram as palavras da minha professora de ioga às seis da matina. Além de dominar partes do meu corpo que eu desconhecia, desconfio que vou me familiarizar com os códigos da Marina Silva.
Dei uma exclusiva para o Grupo RBS lá do meu Rio Grande do Sul. São uns amores. Adoro esse pessoal que fica perguntando sobre minha rotina enquanto mulher contemporânea.
Descobri na internet que existem vários tipos de ioga.
 
7 DE NOVEMBRO_Autorizei a migração das rádios AM para FM. No carro, zapeando uma rádio AM, ouvi um tal de César Borges ser tratado como ministro pelo entrevistador. Quem será? Vou perguntar ao Gilbertinho.
 
8 DE NOVEMBRO_Marta tem sido um amor. Pedi para ela arrumar convite para a minha costureira de Porto Alegre se atualizar em todas essas Fashion Week do Rio e de São Paulo. A última revista de moda que ela viu foi Burda, no século passado.
 
10 DE NOVEMBRO_Tinha separado o domingão para uma maratona de House of Cards. Gleisi falou que é uma série bastante didática e elucidativa. Mas vou ter que dar moral para essa eleição interna do PT. O partido anda precisando de bons ares.
Recebi o Pepe Mujica. Quando vi o figurino, perguntei se ele não queria umas roupas da Legião da Boa Vontade. Ele disse que ganhou do Paulo Coelho o título de presidente honorário da Sociedade Alternativa. Antes de sair, deixou um envelope rechonchudo para o FHC. Mandei para Higienópolis por Sedex 10.
 
11 DE NOVEMBRO_Começar a semana indo para Lima. Ninguém merece. Para piorar, Lula me ligou e fez trinta trocadilhos com as palavras “Ollanta”, “Humala” e “Peru”. Isso a NSA não vaza!
Emagreci uns quilinhos. A drenagem linfática ajudou. Estou amando essa ioga!
 
12 DE NOVEMBRO_O Globo não vai chamar esse Justin Bieber de vândalo? Cadê a coerência? Estou com a Xuxa: menininho mimado esse. Ianque, go home!
 
13 DE NOVEMBRO_O Kamura veio com uma conversa de cerca-lourenço outro dia que me deixou irritada. Insinuou que eu devia adotar a franja. Francamente! Eu ia ficar a cara da Mafalda! Olha o perigo, japonês.

14 DE NOVEMBRO_Essa exumação do João Goulart está mexendo comigo. No meu segundo mandato vou chutar o balde e realizar aquelas Reformas de Base.
 
15 DE NOVEMBRO_Fiquei emocionada com a carta da filha do Genoino e com a barba bem-feita do Dirceu. Ainda bem que ninguém vestiu vermelho.
 
16 DE NOVEMBRO_Sonhei com o Merval Pereira e o Reinaldo Azevedo. Os dois pulavam abraçados aos berros: “Acaboooooou!! Acabooou!! A treta! A tretaaa!” Acordei esbaforida, suando em bicas.
 
17 DE NOVEMBRO_Passei o domingo debaixo do edredom com um potão de sorvete de flocos, tuitando e ouvindo Bryan Adams.
De noite assaltei a geladeira. Mandei ver na goiabada com Nutella. Esse Mujica me paga.
 
18 DE NOVEMBRO_Saiu o Ibope. Tenho 43, Aécio, 14, e Dudu, 7. Vou acompanhar aqui do Olimpo a antropofagia dos anões. Esse João Santana é mesmo um gênio. Tome essa, Economist!
Prepara ahora es hora del show de las poderosas. Mandei uma mensagem de incentivo para a Cris Kirchner escrita em uma caixa de bananada.
 
19 DE NOVEMBRO_Soltaram a brasileira na Rússia! Não é que esse que ficou no lugar do Patriota leva jeito? E tirante Lima, não me despachou para nenhum daqueles destinos exóticos.
 
20 DE NOVEMBRO_Chamei o Kassab aqui para dizer que confio nele plenamente. Ele fez cara de que entendeu. Esse Haddad não dava conta nem do Enem e agora quer brincar de xerife! Vou mandar um Forte Apache de Natal para esse menino. Será que ainda fabricam?

21 DE NOVEMBRO_Dessa história toda, eu tenho pena do Genoino. Papagaio come milho, periquito leva a fama.
Presidenta tem que entender cada coisa! Superávit, Lei Rouanet, índio. Agora vem esse Marco Civil da Internet. Cadê o João Santana para me explicar?

22 DE NOVEMBRO_Vou repetir: sapo não é jacaré, Hermeto Pascoal não é Sivuca, Alceu Valença não é Moraes Moreira e concessão não é privatização!
Uma coisa ninguém soube me explicar: o Galeão não ia se chamar Tom Jobim? Qual dos dois a gente leiloou?
À noite, acompanhei os cinquenta anos da morte do Kennedy. O tempo voa! Que homem espetacular! Lindo, gostoso, bonito e raposão! Minha tia queria mandar rezar uma missa. Encomendei uma bem discreta na Bulgária, para não contrariar.
 
25 DE NOVEMBRO_Tá demorando para a mídia golpista recomendar médicos cubanos para tratar do Genoino.
 
26 DE NOVEMBRO_Esse headhunter do Dirceu trabalha bem. Encontrou um empregão naquele hotel. Quem sabe ele arruma uma vaga para titia. A imprensa ignora o helicóptero do Perrella, o mensalão mineiro, o cartel tucano e as maldades do Félix. Se eu encontrar o Mateus Solano na rua, também dou uns tabefes nele.
 
27 DE NOVEMBRO_Gilbertinho acaba de me informar esbaforido que uma parte do novo estádio do Corinthians desabou. Parece que o jogo de abertura da Copa ia ser lá. Não sei nem onde fica esse tal Itaquerão. Mandei ligar para o Lula. Ele que mate no peito.
Péssimos presságios para 2014: o primeiro-ministro da Letônia, Valdis Dombrovski, renunciou ao cargo.

13 de dezembro de 2013
Piauí, 87

Nenhum comentário:

Postar um comentário