"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

LULA, O PATÉTICO PATETA...

Lula defende mensaleiros, enquanto coreanos detonam líder “corrupto, mulherengo e ideologicamente doente”
Pode ser no mínimo classificada de patética a imagem de Luiz Inácio Lula da Silva, na abertura do 5º Congresso do Partido dos Trabalhadores, repetindo a cena agressiva de erguer os punhos fechados para protestar contra as condenações no Mensalão, em gesto idêntico e solidário aos companheiros José Dirceu e José Genoíno, no dia em que foram presos. Lula se comoveu com o gritinho da militância, pedindo “Lula, guerreiro, defenda os companheiros” e partiu para o que sempre soube fazer: atacar.
 
Ao alegar que o PT foi vítima da “maior campanha de difamação”, Lula pegou carona até no caso do helicóptero da família do senador Zezé Perrella, onde a Polícia Federal encontrou muita cocaína: Nosso partido tem sido vítima das suas virtudes e não só de seus defeitos. Somos criticados pelas coisas boas que fazemos, não só pelos erros. Se for comparar o emprego do Zé Dirceu no hotel com a quantidade de cocaína no helicóptero, pelo menos houve uma desproporcionalidade na divulgação do assunto.
Ironicamente, a festinha do PT foi no mesmo dia em que o Partido Trabalhista da Coreia do Norte demitiu, execrou publicamente, sentenciou à morte e executou imediatamente aquele que, até outro dia, era considerado um poderoso líder. Jang Song-thaek, foi condenado à pena capital pelos crimes de corrupção, formação de facções para conspirar contra o Estado e “atos depravados”.  Jang foi punido por ser mulherengo, praticar orgias e consumir drogas.
 
Além de marido de Kim Kyong-hui, irmã do ex-líder Kim Jong-il, e tia do atual líder norte-coreano Kim Jong-un. O agora falecido Jang era vice-presidente da Comissão de Defesa Nacional. Na democradura nortecoreana, condena-se à morte até quem ocupa o mais alto posto militar junto com um dos mais altos postos de militante da única legenda partidária daquela terra perdida do comunismo. E o pobre Jang morreu em desgraça, desclassificado como um traidor "pior que um cão" e como um sujeito "ideologicamente doente". Tadinho...
 
Curioso é o noticiário da agência estatal de notícias KCNA descrevendo as razões de Jang ter caído em desgraça: “O acusado reuniu forças indesejáveis e formou uma facção, tendo portanto cometido crimes hediondos como a tentativa de derrubar o Estado. Há muito, ele tinha ambições políticas sujas. Ele começou a revelar sua face verdadeira achando que era hora de realizar sua ambição selvagem neste período histórico onde a geração da revolução foi substituída".
 
Sorte que Lula não é líder na Coreia do Norte. Azar que é líder no Brasil. Lá teria de botar a Barba de molho. Aqui, ano que vem, se elege, facilmente, senador por São Paulo, ganha mais oito anos de emprego público e imunidade parlamentar. Se tudo correr bem para o lado dele, também ajuda a eleger, deputada federal, a superamiga Rosemary Noronha. Um casal protegido pelo foro privilegiado só terá uma sentença desfavorável, ainda em vida, caso mude de mala e cuia para a terra do jovem Kim Jong-um...
 
Enfim, parece que, no Brasil, todo dia é sexta-feira 13, sob a governança petralha. Precisamos virar esta sorte a favor do Brasil e dos brasileiros, antes que seja tarde demais...
 
República da Cueca

Vida que segue... Ave atque Vale! Fiquem com Deus.

13 de dezembro de 2013
Jorge Serrão é Jornalista, Radialista, Publicitário e Professor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário