"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

ONU CONFIRMA USO REPETIDO DE ARMAS QUÍMICAS NA SÍRIA

Pelo menos 5 dos 7 casos investigados pelas Nações Unidas apontam o indícios de agentes químicos
 
NOVA YORK - Armas químicas foram usadas provavelmente em cinco de sete ataques investigados por especialistas da Organização das Nações Unidas na Síria, de acordo com um relatório da ONU publicado nesta quinta-feira, 12. Investigadores acrescentaram que o agente nervoso sarin foi usado provavelmente em quatro ataques, sendo em larga escala em um dos casos.
 
O relatório observou que em vários casos as vítimas incluíam soldados e civis, embora nem sempre foi possível estabelecer com certeza todas as ligações diretas entre os ataques, as vítimas e os supostos locais dos incidentes.
 
"A Missão das Nações Unidas conclui que armas químicas foram utilizadas no conflito em andamento entre as partes na República Árabe Síria", informou o relatório final do investigador-chefe da ONU, Ake Sellstrom. A guerra civil no país dura mais de dois anos e meio e já matou pelo menos 100.000 pessoas.
 
A investigação apontou também o provável uso de armas químicas em Khan al-Assal, perto da cidade de Aleppo, no norte do país, em março, em Saraqeb, perto de Idlib, também no norte, em abril, e em Jobar e Ashrafiat Sahnaya, perto de Damasco, em agosto.
 
Como inicialmente relatado por Sellstrom em setembro, os peritos encontraram evidências "claras e convincentes" de que o agente sarin foi utilizado em larga escala contra civis em Ghouta, subúrbio de Damasco controlado pelos rebeldes, em 21 de agosto, matando milhares de pessoas.
 
No relatório final apresentado nesta quinta-feira, os peritos disseram que o sarin também tinha sido usado provavelmente em pequena escala em Jobar, Saraqeb e Ashrafiat Sahnaya.
 
A investigação teve apenas o objetivo de confirmar o uso de armas químicas, e não os responsáveis pelo uso. O governo sírio e a oposição fizeram acusações mútuas e ambos negaram ter recorrido a tal armamento. / REUTERS



13 de dezembro de 2013
O Estado de S. Paulo
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário