"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

SÓ TRÊS GOVERNOS ESTADUAIS SÃO APROVADOS POR MAIS DE 50%

Pesquisa Ibope revela descontentamento geral dos eleitores nos Estados
 
O dado que talvez possa expressar melhor o estado de ânimo dos brasileiros é a tabela publicada neste post, com a avaliação dos governos de 26 Estados e do Distrito Federal. Há também a taxa de aprovação pessoal de cada governador.
 
Os percentuais abaixo de 50% estão marcados em vermelho. Os de 50% para cima estão em azul. Como se observa, só 3 Estados têm suas administrações avaliadas positivamente por mais de 50% dos eleitores (Amazonas, Pernambuco e Acre).
 
O Ibope e o Datafolha já tinham detectado um sentimento difuso a favor de mudanças no país em estudos recentes. A avaliação sofrível da imensa maioria dos governos nos Estados e no Distrito Federal corrobora esse dado. Esse cenário terá algum efeito nas eleições de 2014 –e certamente não será algo positivo para os grupos quem hoje estão no poder, sejam governadores buscando reeleição ou indicando sucessores.
 
Só para registrar, o Ibope pesquisou também a aprovação do governo Dilma Rousseff, que está em 43% –também abaixo de 50% e muito distante das taxas acima de 60% que a presidente tinha para sua administração no primeiro semestre deste ano de 2013.

Eis as avaliações dos governadores (clique na imagem para ampliar):

Governadores-Ibope-avaliacao-dez2013
CLIQUE PARA AUMENTAR

Obs.: a tabela está ordenada pela popularidade do governo. Depois, pela popularidade pessoal do governador. Se há empate nesses dois critérios, a ordem é alfabética a partir do nome do Estado.

13 de dezembro de 2013
Fernando Rodrigues - UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário