"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

E OS POLÍTICOS?


 
As cenas fortes de batalha campal, transmitidas ao vivo e a cores pela televisão, durante  a partida entre o Vaco da Gama e o Atlético Paranaense em Joinville, cuja recorrência vem aumentando nos últimos tempos, têm como efeito nefasto, é óbvio, o afastamento cada vez maior  dos estádios, dos verdadeiros apaixonados por futebol e das famílias, os que abrilhantam o espetáculo, dando lugar a selvagens e assassinos travestidos de torcedores. 
Esses episódios, no entanto, remetem-nos a temores bem mais fundamentais, ligados à inescapável sensação de falência da nossa justiça e de sua incapacidade ser aplicada com um mínimo de eficiência, no sentido de fortalecer a confiança da sociedade. 
 
A um ano da copa do mundo, numa época em que a tecnologia permite identificar com nitidez os protagonistas de tais acontecimentos, verificamos com tristeza a ausência completa de punições e, inclusive, o retorno daqueles vândalos aos estádios, em partidas posteriores. 
 
O que se vê, em contrapartida? Um lamentável jogo de empurra entre o Ministério Público e a Polícia do estado de Santa Catarina, sem as necessárias iniciativas para resolver o problema e penalizar exemplarmente os responsáveis.  
 
Será que os melancólicos eventos que se verificam com frequência cada vez mais preocupante nas nossas arenas constituem somente a metástase de um tumor mais grave que vem retirando a saúde e a vitalidade da sociedade? 
 
Se for, é necessário um tratamento urgente com remédios fortes e, às vezes, amargos. 
 
É a grande oportunidade de nossos políticos se mostrarem dispostos a melhorar o baixo conceito de que desfrutam entre a população, ao invés de tentarem vender uma imagem de "boas praças" e emitirem declarações cosméticas, dando conta de que em várias partes do mundo ocorrem fatos semelhantes.
 
13 de dezembro de 2013
Paulo Roberto Gotaç é Capitão-de-Mar-e-Guerra, reformado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário