"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

NOTAS POLÍTICAS DO JORNALISTA JORGE SERRÃO


 
Previsão sombria de um lobbista gordinho do mercado político e financeiro, com base em conversas recentes nos esgotos tupiniquins. Ano que vem, virão à tona documentos que vão complicar a vida de Luiz Inácio Lula da Silva. O Presidentro terá explicações inevitáveis a dar sobre o Rosegate (o escândalo, até agora abafado ao máximo possível, sobre negócios feitos por sua afilhada e amiga Rosemary Nóvoa Noronha). O castelo político de Lula é tão seguro, sólido e bem projetado quanto à obra da foto acima, do Grande Arquiteto Tião Pedrêru...
 
Grandes parceiros de Lula, Sérgio Cabral Filho, José Sérgio Gabrieli, Gleisi Hoffmann& Cia ilimitada, devem ser alvo desta mesma avalanche de denúncias comprometedoras. A República de Bruzundanga vai para o espaço se forem divulgados detalhes intestinos dos escândalos ligados à Delta – de Fernando Cavendish. A coisa fede mais ainda com os problemas na Petrobras e Eletrobras. Fica mais escatológica se houver uma devassa no PAC (que deveria ser traduzido como Programa de Aceleração da Corrupção). Tem sujeira de quatro estrelas...
 
Os vários escândalos a estourar atingem diretamente Dilma Rousseff (gestora envolvida em todos os negócios e que, pela propaganda petralha, já está reeleita Presidenta um ano antes da eleição). Se a casa dos amigos do Presidentro cair, Dilma dificilmente ficará de fora. O poder real globalitário não se importa em trocá-la por um Eduardo Campos qualquer, por exemplo.
 
A conjuntura política tende a ser ainda mais tenebrosa. Como de costume, o Alerta Total falou sozinho ontem, na análise de mais uma notícia policial. O jogo sujo petralha, invisível porque opera no submundo das campanhas eleitorais, sofreu um duro golpe da Justiça e do Ministério Público, em São Paulo.
 
Todo mundo soube que foi mapeada e começou a ser desbaratada a poderosa máquina que mobiliza ocultamente facções criminosas para finalidades eleitoreiras. A máfia opera para fazer ameaças e eliminar adversários, promover ações táticas de terror urbano, sempre na véspera do ano eleitoral, ou para administrar uma escandalosa lavanderia de dinheiro público desviado por mil e uma formas criativas de “mensalões”.
 
Só falta o MP investigar, mais detalhadamente, quem são os políticos, no Brasil inteiro, financiados pelos esquemas parceiros do PCC... O negócio é tão amplo que pega gente fina dos mais variados partidos e ideologias. Acuado, o PT vai botar sua tropa para vomitar o Tucanoduto de Minas Gerais. Como parece que Marcos Valério serviu a gregos e baianos, aos deuses e aos diabos, a sujeira vai parecer interminável, poupando ninguém... É brinquedo, não...


Enquanto a casa do “Boi” não cai, com as vacas indo para o brejo, vamos falar de algo edificante. Na sua visita ao Brasil, o Papa Francisco deu três valiosos conselhos às pessoas que trabalham pelo bem comum:
 
- Conservar a esperança apesar das dificuldades encontradas.
 
- Deixar-se surpreender por Deus, pois ele sempre reserva o melhor aos fiéis.
 
- Viver na alegria.

Pego gancho no sábio conselho do Hermano Francisco porque tem muita gente boa reclamando que está deprimida com a ação do Governo do Crime Organizado. Muitos têm a impressão de que seria “impossível” derrotá-lo, neutralizá-lo ou superá-lo. Esta sensação de impotência diante do banditismo reinante no Brasil pode gerar uma perigosa omissão cidadã – capaz de ampliar o caminho já trilhado pelos bandidos da politicagem rumo ao autoritarismo.
 
Precisamos cultivar, cada vez mais, amor, fé e esperança de que as pessoas de bem, unidas às outras a partir de sua consciente vontade e liberdade individual, serão capazes de colocar nosso Brasil em um rumo desejável de ordem, progresso e paz social. Claro que, para isto se viabilizar, teremos de reinventar e redescobrir o Brasil, através de um projeto a ser pensado e executado por segmentos esclarecidos da sociedade.
 
É urgente que consigamos a união de uma Elite Moral capaz de transformar o Brasil, democraticamente, na Nação próspera e divina, com vocação para liderar um novo modelo para a humanidade, a partir da sabedoria culturalmente acumulada por um povo euroafroameríndio – um verdadeiro e virtuoso vira-latas que parece ainda não ter descoberto a grande força que tem.
 
Vamos mentalizar a mudança para o Bem. Independentemente da religião (ou não) de cada um, vamos pedir a Deus que lance suas luzes de Justiça sobre aqueles que atentam contra o Bem Comum do Brasil e dos brasileiros. Que o nosso País seja purificado, demolindo os falsos castelos com cada vez mais pecados e capitais acumulados apenas para o exercício de um podre e ilusório poder.

Vamos mudar, e depressa! Porque o Brasil se parece, cada vez mais, com uma grande favela moral, igualzinha ao prédio feito pelo criativo Tião. Para desabar, custa nada... 
 
Chapas quentes?
 
 
 Vida que segue... Ave atque Vale! Fiquem com Deus.

14 de outubro de 2013
Jorge Serrão é Jornalista, Radialista, Publicitário e Professor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário