Mas este, eleito diretamente pela primeira vez em 1950, teve dois udenistas como ministros.
Clemente Mariani, presidente do Banco do Brasil e a seguir ministro da Educação. E João Cleofas, ministro da Agricultura.
O mesmo Mariani foi ministro da Fazenda de Jânio, sua geografia financeira garantida para o resto da vida.
As alianças não eram absurdas, os governos, sim. Na Primeira República (“República Velha”) só existia um partido, o Republicano. Os ministros saíam dessa legenda, até 1930.
Depois, vieram 36 anos de ditadura (15 da primeira, 21 da segunda), não existindo mérito ou competência, e sim subserviência.
De 1985 até hoje, com 39 ministérios e 30 partidos (agora são 32, devia ser 33, não fosse a falta de caráter e convicções do TSE), todos os males dessa República, que não é a dos nossos sonhos, têm como origem a baixaria das escolhas e dos candidatos.
JÁ ESTÃO LEGISLANDO CONTRA MARINA, AGORA
Ontem, o Senado aprovou a decisão escatológica, que palavra, contra um partido que ainda não nasceu, a Rede da Sustentabilidade. Uma vergonha, um vexame e uma inutilidade. Decidiram que o partido que surgir a partir de agora, receberá parlamentares, mas não poderá levar “horário gratuito” de televisão, nem dinheiro do contribuinte.
Lógico, quem tem cacife e cacique para fundar um partido é Dona Marina. No dia em que se filiou ao PSB, afirmou publicamente: “Não pertenço à Rede do PSB, continuo na Rede da Sustentabilidade”. Portanto, recado de que a Rede será criada e exposta ao sol, e não ao sereno.
E ontem, confirmou tudo o que escrevi horas depois dela se filiar ao PSB: “Dona Marina descartou qualquer possibilidade de ser vice, será cabeça de chapa”.
E ainda dei uma chance ao governador de Pernambuco: “Agora, as expectativas serão realizadas pelas pesquisas. Se ele ultrapassar Dona Marina, lógico, será o candidato do PSB. Se ficar longe dela, como está, nem seus maiores adeptos queimarão bandeiras a favor dele”. Tudo textual.
Pois ontem, Dona Marina alertou os mais tolos, fora ou dentro do PSB: “Eu e Eduardo Campos temos possibilidades presidenciais”. Quanta gentileza e generosidade por parte de uma mulher, que privilegia e exibe, sempre, a dureza e a pureza.
09 de outubro de 2013
Helio Fernandes
Nenhum comentário:
Postar um comentário