"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

ADIANTA PROTESTAR E DEPOIS VOTAR MAL?

 
Voto-Jumento
                            (Charge: anônimo)

O leitor e amigo do blog Ruy Jorge enviou esta charge que circula na internet e que reflete uma verdade incômoda: os brasileiros são capazes de se manifestar, ir às ruas, promover greves, protestar — mas, na hora de votar, o desinteresse de muitos, sobretudo pelas eleições ao Congresso, mas também à Presidência e aos governos estaduais, faz com que sejam alçados ao poder os políticos que todo mundo critica.
 
É como se esses políticos tivessem caído do céu — e não eleitos pelos mesmos brasileiros que mostram, por todas as formas, que não os suportam mais.
 
A charge obviamente lembra as manifestações de centenas de milhares de brasileiros que foram às ruas para protestar “contra tudo isso que aí está” em junho passado — e refresca a memória de todos sobre a necessidade de fazer bom uso da arma do voto.

09 de outubro de 2013
Ricardo Setti - Veja

Nenhum comentário:

Postar um comentário