"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

BALANÇA MAS NÃO CAI... E A GENTE VAI FICANDO TONTO!

Economia brasileira está derretendo, mas Dilma não explica a razão para Mantega continuar ministro

Há algo muito estranho nos bastidores do governo para que o petista Guido Mantega continue ministro da Fazenda, apesar das inúmeras medidas equivocadas tomadas nos últimos anos para, pelo menos, conter a crise econômica.

Dono de discursos tão atrasados quanto utópicos, Mantega continua acreditando que a economia brasileira anulará as previsões negativas dos analistas de mercado.
Esse discurso visguento tem se repetido nos últimos anos, sem que a profecia do ministro dê o ar da graça.

Cansada de ver a economia balançar no limiar do despenhadeiro enquanto Guido Mantega defende o indefensável, a presidente Dilma Rousseff devolveu ao Banco Central a autonomia de autoridade monetária, a quem cabe o papel de combater a inflação.

Ao que parece, a decisão da presidente foi tardia, pois a economia continua derretendo entre números cada vez mais assustadores. Sem ter como explicar o fiasco de um governo marcado pela paralisia e pela incompetência, Dilma e Mantega combinaram um discurso velho e conhecido: colocar a culpa pelos problemas domésticos nos Estados Unidos. Tábua de salvação típica de todo comunista mal sucedido. Ou seja, atacar o capitalismo é a melhor defesa.

Contudo, causa espécie o fato de Dilma Rousseff não tomar as rédeas do governo e demitir Guido Mantega, que, é bom lembrar, não fará falta alguma ao País. Não se sabe se a demissão de Mantega ainda não ocorreu porque Lula não permite, ou porque sua consumação será uma confissão de que o atual governo recebeu uma herança maldita. Em suma, de um jeito ou de outro o empecilho é o lobista-fugitivo.

21 de agosto de 2013
ucho.info

Nenhum comentário:

Postar um comentário