"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

COMENTÁRIOS AO TEXTO ACREDITAR EM IDÉIAS SOCIALISTAS...

  • Bruno  05/02/2018 15:19
    Aproveitando que mencionaram o excelente Jordan Peterson, vale a pena (se é que existe uma alma que ainda não viu) postar de novo aquela que é a melhor entrevista (ou devo dizer carnificina?) da história: Peterson versus jornalista feminista vitimista. 

    O primeiro traz um trecho legendado: 

     


    E aqui a entrevista completa: 

  • J. Rohn  05/02/2018 15:45
    Você não pode mudar as estações, não pode mudar o solo, não pode mudar o vento, a chuva, o sol. Tudo o que acontece, acontece com todos nós. A única coisa que você pode mudar é você e sua resposta a estes elementos. Sua resposta ao que acontece são suas ações, sua atitude, sua disciplina e, acima de tudo, sua capacidade de criar valor para os consumidores. É isso o que trará grande parte dos bons resultados de sua vida. 

    O capitalismo, sob essa ótica, nada mais é do que um arranjo em que as pessoas aceitam plena responsabilidade por suas ações. E também por sua falta de disciplina. O capitalismo premia a responsabilidade pessoa, a disciplina e a criação de valor para terceiros, e pune a irresponsabilidade, a falta de disciplina e a incapacidade de criar valor. 

    Sendo assim, é totalmente natural que uma pessoa que acredite em valores como responsabilidade, disciplina e criação de valor para terceiros também acredite em um sistema econômico que promova e recompense essas coisas. 

    Igualmente, é totalmente natural que uma pessoa que não acredite nesses mesmos valores também acredite em um sistema econômico que os destrua e premie o ressentimento. 
  • Rafael  05/02/2018 15:56
    Ideias de esquerda se resumem apenas a atribuir a terceiros a culpa pelo próprio fracasso. Esquerdismo nada mais é do que uma ideologia voltada a abolir a responsabilidade pessoal e viver posando de "vítima" por não ter o mesmo sucesso de terceiros. É totalmente compreensível que pessoas irresponsáveis e sem disciplina defendam um sistema que premie esse comportamento.
  • Carlos A. Damasceno  05/02/2018 16:04
    Estudei sociologia na universidade e embora gostasse dos tópicos abordados toda a literatura se concentrava exclusivamente em idéias de esquerda. Eu também queria ver as idéias do "outro lado" mas simplesmente não tinha acesso a elas. 

    Não cheguei a desenvolver um total complexo de Fourier, mas fiquei completamente perdido e sem rumo ao terminar o curso, com vários conflitos internos. 

    Me tornei praticamente um sujeito infeliz e passivo perante o mundo ao invés de perceber todo o meu potencial. 
    Infelizmente levou anos para eu sair desse caminho. 
  • ANTONIO  05/02/2018 17:44
    que bom que você melhorou, também sofri isso e olha que fiz engenharia
  • Vladimir  05/02/2018 16:08
    Excelente artigo, e vale adicionar um ponto: o nacionalismo também é outra doença tóxica e derrotista. Ele retira a responsabilidade do indivíduo e joga toda a culpa de qualquer problema econômico nos "malditos estrangeiros". Tem muita gente de direita com essa ideologia (o que leva a tarifas e cotas de importação, defendendo até mesmo ao banimento de produtos de determinados países).
  • cmr  05/02/2018 18:08
    O patriotismo também. 

    "O patriotismo é o último refúgio do canalha" - Samuel Johnson. 
    "O patriotismo é a virtude dos selvagens" - Oscar Wilde. 

    E quando a nós brasileiros, estamos na merda, ou socialistas assumirão o poder nesse paíseco (Ciro Gomes, Lula,...) 
    ou nacionalistas (Bolsonaro e cia.)
  • Demolidor  05/02/2018 16:13
    Muito bom o texto. Já tendo estudado em universidade pública, sempre achei que parcela significativa dos meus professores e de colegas engajados em centros acadêmicos e DCE eram caso psiquiátrico. Mesma impressão que tive com alguns funcionários públicos. Notem que não estou dizendo de todos, pois tive alguns professores muito bons e excelentes colegas. 

    Mas faço uma ressalva. Hoje, bem sucedido, vejo que muitas das agruras pelas quais eu e minha família passamos (com parentes da área de construção civil, uma área muito bem paga em qualquer país com economia saudável, descendo ao estado de mendicância) foi consequência direta e acima de qualquer dúvida das ações dos vários governos e do estado brasileiro. A bagunça econômica dos anos 1980 e atual é de responsabilidade exclusiva de um bando de invejosos e ressentidos que se apossou da máquina pública. 

    A responsabilidade por nosso sucesso e felicidade é, sim, nossa. Mas não podemos deixar de reconhecer quando somos sacaneados. E uma coisa que particularmente me preocupa é um aspecto do que chamo de cultura organizacional do estado brasileiro: a maneira pejorativa como enxergam o povo, algo que não vejo muito paralelo em outras paragens. Fica fácil colocar exigências draconianas e negligenciar pessoas que se considera incapazes e inferiores.
  • Fabrício  05/02/2018 16:27
    Essa neurose é tão antiga quanto o homem. O socialismo usa a tática de fazer as pessoas ignorarem o 10º mandamento como um prelúdio para abolir o 7º. 
  • junior  05/02/2018 16:30
    Quero agradecer ao IMB pelo conhecimento disseminado aqui. Descobri a escola austríaca há 4 meses e então venho aqui todos dias pegar conhecimento lendo mais de 10 artigos por dia. Sou programador e achava que para aprender economia tinha que fazer faculdade, e Ficar lá 4 anos aprendendo a fazer cálculos "cabulosos" (kkk) mas não. Economia trata da ação humana. 

    Aprendo muito com os comentários também.
  • KARL MARX  05/02/2018 16:31
    Olá camaradas ! 

    Aqui no inferno o comunismo trouxe a igualdade prometida pelas minhas idéias: está todo mundo ferrado por igual. 

    Além disso, aqui no inferno não existe Estado conforme as minhas idéias também prometiam: o que tem no lugar do Estado é um ditador com um chifre enorme e rabo afiado, o nome dele é Satanás, ele é todo vermelho, tem uma estrela no peito, cospe fogo e é muito mau humorado. 

    Tem mais uma coisa: quem não obedece as ordens do ditador é obrigado a ouvir funk brasileiro por 02 semanas seguidas trancafiado numa sala, sem direito a falar com nenhum dos vários advogados que moram aqui no inferno. 

    Ah ! Quanto a mim: sou o conselheiro do Satanás, ele fala que sou o seu braço esquerdo, uma recompensa que jamais imaginei pudesse alcançar. Consegui esse reconhecimento junto ao Satã (para os íntimos) graças aos resultados que as minhas idéias produziram para a humanidade. Engels também está no conselho, ele é o braço direito do nosso querido ditador. 

    Saudações vermelhas ! 
    KARL MARX

    05 de feveeiro de 2018
    Mises Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário