"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

NOVO LÍDER DO PT NA CÂMARA REJEITA REFORMA DA PREVIDÊNCIA E PEDE ELEIÇÕES DIRETAS


Resultado de imagem para carlos zarattini
Zarattini diz que a base aliada está cada vez mais fraca
Eleito novo líder da bancada do PT na Câmara, o deputado Carlos Zarattini (SP) defendeu nesta quinta-feira (15) a aprovação de uma emenda constitucional para eleições diretas. No pacote de críticas ao Palácio do Planalto, o parlamentar destacou que a base aliada do governo do presidente Michel Temer vem sendo reduzida. O petista acrescentou que o governo Temer, apesar de começar com a articulação política como ponto forte, hoje não consegue mais manter o mesmo nível de diálogo com sua base, o que leva a crise econômica e política a se agravar a cada dia.
Zarattini foi eleito por aclamação hoje após acordo com Paulo Pimenta (RS), que será o líder da bancada em 2018. O petista reiterou que a orientação do partido é de clara oposição ao governo, principalmente contra a reforma da Previdência e mudanças nas leis trabalhistas. “Não vamos ser nem conciliador, nem radical”, resumiu.
LIMINAR DO FUX – Para Zarattini, a decisão do ministro Luiz Fux de devolver à Câmara o pacote das medidas anticorrupção foi equivocada porque a Constituição prevê que os “representantes do povo” façam alterações em projetos de iniciativa popular. “Está profundamente equivocado o ministro Fux”, afirmou.
A bancada, com 58 deputados, ainda não definiu qual candidatura apoiará na sucessão interna da Câmara, mas não descarta a possibilidade de lançar um nome do bloco da minoria para marcar posição, já que as chances de vitória são pequenas.
Zarattini enfatizou que a prioridade do partido é buscar espaço na Mesa Diretora, já que tem a segunda maior bancada e pode pleitear uma vaga no comando da Casa. “Vamos ter uma política ampla de conversar com todo mundo, mas não sabemos como vamos chegar lá”, afirmou. O tema será discutido a partir da próxima semana com o bloco de oposição.
ECONOMIA – Zarattini afirmou que vai avaliar cada uma das medidas anunciadas nesta quinta pelo governo e, o que for insuficiente, a oposição vai tentar melhorá-las. “É um governo que está sem rumo na economia e a economia afundando cada vez mais”, comentou
Zarattini criticou ainda a política de restrição de gastos, disse que programas como Minha Casa Minha Vida estão sendo reduzidos “violentamente” e que as medidas adotadas não dão perspectivas positivas. “Até agora não vi nenhuma proposta econômica significativa. A questão dos juros continua alto, a política monetária é restritiva. Apesar da inflação ter caído, os juros se mantêm no mesmo nível”, completou. O petista também criticou o uso do FGTS para pagamento de dívida e afirmou que, além de ser um recurso reduzido, também houve diminuição no uso do fundo para programas habitacionais.

16 de dezembro de 2016
Deu no Estadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário