"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sábado, 24 de dezembro de 2016

NESTE NATAL, SEJA MAIS EGOÍSTA (NO BOM SENTIDO)




Imagem relacionada
Charge do Ronaldo, reprodução de Pioneiro (RS)
O Natal começa com mensagens de amor e fraternidade e termina com muita gente entediada ou irritada com os parentes. Talvez uma coisa explique a outra. Justamente porque exigimos virtudes de nós próprios, ficamos contrariados quando não percebemos virtudes nos outros.
Há um passo pequeno entre a vontade de melhorar o mundo e a tentação de legislar sobre a vida alheia. Quanto mais próximo o amigo ou o parente, maior essa compulsão para mudar seu jeito de ser ou alinhá-lo às nossas preferências.
Você terá um Natal mais livre e mais feliz se não acreditar em propagandas de TV que propagam “um mundo mais humano”. Será mais tolerante com si próprio e com os outros durante as festas de fim de ano.
BOM EGOÍSMO – Costumamos acreditar que o egoísmo é a fonte de discórdia entre famílias ou países. Mas nem todo egoísmo é mau, assim como nem todo altruísmo é bom.
Muitas guerras e maldades foram causadas pela devoção coletiva a uma ideologia, a uma nação, e não pelo árido interesse individual. O maior vilão de todos os tempos é um exemplo. Mensagens de ajuda mútua e auto sacrifício permeavam livros didáticos, propagandas e lemas nazistas. “Aprenda a sacrificar-se pela pátria”, dizia a legenda de uma foto de Hitler vendida aos alemães. “Nós somos mortais, mas a pátria segue em frente.”
E quase todas as maravilhas ao nosso redor – remédios para doenças antes incuráveis, aparelhos para telefonar de graça a qualquer lugar do mundo, os emojis do WhatsApp – foram invenção de gente interessada apenas em encher o bolso de dinheiro oferecendo produtos melhores e/ou mais baratos que a concorrência.
INTERESSE PRÓPRIO – Como afirma Ayn Rand, a filósofa objetivista, egoísmo significa apenas “pensar no próprio interesse”, sem carga moral. O termo não necessariamente está relacionado a trapacear, roubar ou violentar os outros.
Pelo contrário, muitas vezes a melhor forma de atingir objetivos individuais é cooperando com os outros e construindo uma reputação de pessoa generosa e confiável.
Estudos sobre a evolução do comportamento humano, muitos deles compilados por Richard Dawkins em “O Gene Egoísta”, apagaram a fronteira entre egoísmo e altruísmo. Mostraram que o interesse individual pela sobrevivência (ou melhor, pela transmissão dos genes) fez dos humanos seres essencialmente cooperativos, dotados de compaixão e desejo de aprovação e de punir quem não coopera. É uma interessante contradição da natureza humana. Se não fôssemos egoístas, não seríamos altruístas.

24 de dezembro de 2016
Leandro Narloch
Folha 

Nenhum comentário:

Postar um comentário