"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sábado, 24 de dezembro de 2016

MESMA CORTE VAI JULGAR PETROBRAS E ODEBRECHT

CORTE DE NOVA YORK JULGARÁ AÇÕES CONTRA ODEBRECHT E PETROBRAS

CORTE DE NOVA YORK IRÁ JULGAR AÇÕES CONTRA ODEBRECHT E PETROBRAS


A ação penal contra o grupo Odebrecht S.A. nos Estados Unidos será julgada pela mesma corte onde tramita a “class action lawsuit” (ação coletiva) dos acionistas da Petrobras no exterior. A Petrobras é acusada de maquiar efeitos da corrupção nos resultados financeiros da empresa, que negocia ações na Bolsa de Nova York. Nos EUA, enganar acionistas é crime grave. A indenização que os autores da ação exigem é US$ 98 bilhões, trinta vezes a multa da Odebrecht. A informação é do colunista Cláudio Humberto, do Diário do Poder.

O United States District Court - Eastern District em Nova York, cuida de casos penais e civis de uma população de 8 milhões.

Assinam a ação contra a Odebrecht um procurador federal e o chefe da seção de fraudes da divisão criminal do Departamento de Justiça.

A ação coletiva nos EUA pede indenização de US$ 98 bilhões. Nunca uma ação desse tipo chegou a ser julgada. Sempre acaba em acordo.


24 de dezembro de 2016
diário do poder

Nenhum comentário:

Postar um comentário