"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 13 de setembro de 2016

VALÉRIO E A CHANTAGEM CONTRA LULA NO CASO CELSO DANIEL: "O QUE FIQUEI SABENDO É MUITO GRAVE."



“E o senhor não vai poder garantir a minha vida.”

Essa é daquelas para se respirar fundo. Antes, contudo, é preciso lembrar o que Marcos Valério denunciou a Sérgio Moro: o empresário Ronan Maria Pinto estava chantageando Lula, José Dirceu e Gilberto Carvalho. Assunto: o assassinato de Celso Daniel. Era ainda 2004 e o depoente foi acionado para levantar uma bolada para comprar o silêncio do chantagista.

Marcos Valério não conseguiu a verba, mas soube que o negócio foi efetuado depois por José Carlos Bumlai por intermédio do Banco Schahin, que emprestou R$ 6 milhões e depois conseguiu reaver o prejuízo com propina de uma sonda da Petrobras.

No que consistia a chantagem a tal chantagem? Marcos Valério sabe. Mas preferiu não contar. E assim respondeu ao questionamento:

“Eu gostaria de não responder essa pergunta porque o que eu fiquei sabendo é muito grave. E o senhor não vai poder garantir a minha vida.”



13 de setembro de 2016
implicante

Nenhum comentário:

Postar um comentário