"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 13 de setembro de 2016

PANORAMA VISTO DA PONTE: PSDB ESTÁ DOMINANDO MICHEL TEMER


Resultado de imagem para aecio e temer
Conforme se vê, Aécio está carregando Temer pelo braço














Saindo dos planos das eleições municipais e deslocando-se a análise política para o panorama nacional, num panorama visto da ponte, para citar a peça famosa de Artur Miller, verificamos que, a cada dia, cresce o domínio do PSDB sobre o governo Michel Temer. Dois exemplos concretos: o presidente da República ia adiar o envio do projeto de emenda constitucional ao Congresso sobre a reforma da Previdência Social. Através de seu presidente nacional, Aécio Neves, PSDB disse que não admitia o adiamento e ameaçou romper com o Planalto. O que fez Michel Temer? Resolveu encaminhar a proposição, bastante impopular.
Isso de um lado. De outro, o presidente da República vinha aceitando a tramitação do projeto que determina o reajuste dos vencimentos do Supremo Tribunal Federal. O PSDB aplicou seu segundo veto. Numa entrevista a Alan Gripp, Catarina Alencastro, Ilma Franco, Paulo César Pereira, Sérgio Fadul e Sílvia Fonseca, O Globo, edição de ontem, domingo, Michel Temer voltou atrás e passou a afirmar ser contrário àquele projeto.
Sem discutir o mérito das questões, o presidente da República tornou-se dependente do apoio tucano. Mas de qual corrente do PSDB? Se João Dória vencer em São Paulo, Alckmin ultrapassa Aécio como provável candidato da legenda à sucessão de 2018. Mas este é outro ponto de vista. Na verdade, agora, Michel Temer nitidamente receia a perda de aliados, como o PSDB.

13 de setembro de 2016
Pedro do Coutto

Nenhum comentário:

Postar um comentário