"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 23 de setembro de 2016

JUIZ MORO INDAGA À PRESIDÊNCIA QUAIS OS BENS QUE LULA TEM DE DEVOLVER À UNIÃO


Resultado de imagem para bens surripiados por lula
O juiz federal Sérgio Moro solicitou à Presidência da República que analise os bens apreendidos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, para que verifique se alguns deles devem ser incorporados ao acervo presidencial. Os bens foram apreendidos durante as investigações da Lava Jato.
Em despacho publicado nesta sexta-feira (23), o magistrado da 13ª Vara Federal de Curitiba atende a pedido do Ministério Público Federal para que a Secretaria de Administração do Palácio do Planalto verifique o patrimônio apreendido em fevereiro deste ano em um cofre do Banco do Brasil em São Paulo.
O objetivo das investigações é examinar o que pertence ao acervo pessoal do ex-presidente e o que deveria ter sido armazenado como patrimônio público da Presidência, como, por exemplo, presentes recebidos de líderes estrangeiros durante visitas oficiais e viagens de Estado.
BENS DESAPARECIDOS -Na decisão, Sérgio Moro utiliza como referência a auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU) que constatou, no mês passado, que 4,5 mil itens do patrimônio da União estão desaparecidos. O juiz informa que o órgão poderá contar com a ajuda do TCU e pede que a averiguação seja feita, se necessário, na própria agência.
“Assim, faz-se necessário solicitar exame por órgão administrativo acerca do material apreendido para que possa ser feito o necessário crivo, entre o que pertence ao acervo pessoal do ex-Presidente – e há objetos, como medalhas, que aparentemente são pertinentes ao acervo pessoal, e o que eventualmente deveria ter sido, na esteira do disposto nos decretos, incorporado ao Patrimônio da Presidência da República”, disse o juiz.
Moro pede ainda que seja verificada a “origem dos bens ali depositados”, e dá o prazo de 45 dias, prorrogável se necessário. Além da intimação, ele pede que o Ministério Público, a defesa de Lula e a Polícia Federal tomem conhecimento do despacho.Resultado de imagem para bens surripiados por lula
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – A família Lula da Silva levou 559 objetos na mudança para São Paulo, em 11 caminhões, inclusive a adega do Alvorada. São muito valiosos os 186 bens guardados gratuitamente desde 2011 na sala-cofre de uma agência do Banco do Brasil em São Paulo, a pedido de Marisa Letícia e do filho Fábio Luís. Se o valor médio for de 100 mil, temos aí um acervo de R$ 18,6 milhões, que o ex-presidente chama de “tralhas”. Nesse ponto, ele não é diferente de Collor, Fernando Henrique e até Itamar Franco, cujos herdeiros também estão respondendo a inquérito no Ministério Público de Brasília, por sumiço de acervo. Sarney escapou porque já deixou o poder há muito tempo e nem vale a pena perder tempo com ele(C.N.)


23 de setembro de 2016
Deu na Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário